segunda-feira, 10 de junho de 2013

7ª Festa do Leite discutiu recuperação da pecuária na Paraíba...

Realizada de sexta-feira (7) até ontem (9) a 7ª edição da Festa do Leite do Vale do Piancó, que acontece no Parque de Exposição Elzir Matos, na cidade de Piancó, reunião agricultores de toda a região, inclusive de outros estados, numa iniciativa da Associação dos Produtores de Leite do Município de Piancó, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e da Emater, além da Prefeitura e Câmara de Dirigentes Lojistas de Piancó.
A feira contou também com a participação da Defesa Sanitária Estadual no controle dos animais às dependências do parque, permitindo somente a entrada ou saída de animais com a documentação de zoosanitário. Na ocasião, foram assinados contratos de custeio para agricultores familiares elaborados pelo escritório local da Emater e aprovados pelo Banco do Nordeste. A participação da Emater no evento teve por finalidade avaliar propriedades rurais para fins de elaboração de projetos, selecionar produtores rurais interessados em propostas de crédito de financiamento, elaborar projetos com objetivo de aquisição de animais bovinos de boa genética para melhoramento do rebanho e proceder o atendimento aos agricultores.
O presidente da Associação dos Produtores de Leite do Município de Piancó, Dejanes Fábio Rodrigues, lembrou que a finalidade da festa é dar oportunidade às discussões que podem contribuir para a recuperação dos rebanhos bovino e caprino. Para o chefe da Unidade Operativa da Emater, em Piancó, Antônio Ferreira, a chegada das chuvas possibilitou a formação de pastos e já é visível a mudança do quadro dos animais. Os programas de distribuição de ração, de raquetes de palma resistente à cochonilha e de aquisição de leite, estão ajudando os criadores a fazerem investimentos na renovação dos rebanhos.
Durante o sábado e neste domingo aconteceu o torneio leiteiro, cujos animais são de linhagem selecionada das raças Girolando, Holandês Gir, Pardo Suiço, Sindi, e caprinos, ovinos e equinos que eram ofertados para comercialização. Criada no dia 26 de março de 2004, por um grupo de pequenos produtores de leite que desejavam agregar valor ao produto, que antes não era valorizado e vendido a preço irrisório [de R$ 0,20 centavos), um década depois a festa mostra que  são perceptíveis os avanços e conquistas, a começar pelo preço do leite que hoje é de R$ 1,10.
Com a criação da Associação, vieram novas tecnologias, melhoria genética e conhecimento técnico e maior amparo aos produtores de leite da região, com pontos de recebimento de leite em Piancó, Santana dos Garrotes e Nova Olinda. 

Nenhum comentário: