sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vereador denuncia abandono da saúde em Diamante e diz que o dinheiro público está sendo usado pra bancar advogados para defender a prefeita numa AIJE que tramita na Justiça Eleitoral...

A situação da área de Saúde no município de Diamante foi tema de acalorado debate na última sessão da Câmara Municipal, iniciada com a negativa da Casa para que prefeita Marcília Mangueira (PMDB) pudesse contratar servidores por excepcional interesse público, o que é proibido por lei. Inconformada com essa decisão, a prefeita tenta responsabilizar os vereadores pelas dificuldades com a prestação de serviço. A gestora diz que alguns órgãos como o PSF, Samu, Ceo e Nasf, pode ter funcionamento comprometido.
Justificativa que foi rechaçada pelos vereadores que acusaram a gestora de abandonar a Saúde do município e praticar perseguição com a população carente. "Usando de má fé, a prefeita envia um projeto pedindo autorização para contratação por excepcional interesse público sabendo ela que a lei proíbe isto. Aí diz que os vereadores votaram contra projeto que beneficiaria o povo. O que é uma mentira. Desafio ela e qualquer a provar que esse projeto está dentro da lei. Que é correto a contratação pro excepcional interesse público. Isso é irregular, todo mundo sabe", criticou o vereador Edvan Bezerra (PSD).
Edvan disse que assim como os demais municípios, a prefeita de Diamante foi obrigada pelo TCE a demitir servidores contratados, no entanto, só teria demitido "110 dos 160 contratados, sem falar que ainda tem 60 comissionados", disse. O parlamentar-mirim denunciou que enquanto falta tudo na Saúde local a prefeitura paga R$ 1.200,00 mil de diárias para um enfermeiro passear em Brasília: "Um enfermeiro, que é concursado do município, recebe gorda diária pra quê? Pra passear em Brasília. Olha aqui o cheque. Esse cidadão é concursado, agora, aonde ele dá expediente? Ninguém sabe. Isso é uma vergonha!", exclama.
Edvan ainda revelou ao público que uma dona de casa, grávida, precisou ser atendida num PSF não pode por falta de médico. Outra precisou de ser encaminhada para atendimento médico não teve transporte autorizado. "Há um carro locado à prefeitura pra trazer as pessoas doentes da zona rural, mas uma grávida da Barra de Oitis não pode ser trazida porque o carro não foi autorizado, porque era pra ser atendida por Dr. Odoniel. Que ainda é a salvação do povo de Diamante. Só que tanto o carro como o motorista são pagos com dinheiro do povo", desabafou.
O vereador denunciou ainda que a prefeita estaria usando dinheiro público pra bancar sua defesa na Justiça, aonde responde uma AIJE por captação ilícita de votos: "Falta tudo em Diamante. E sabem porquê? Porque o dinheiro público está sendo usado para pagar quatro advogados nos tribunais pra uma AIJE que a prefeita responde. Ou seja, sai do bolso do cidadão de Diamante o dinheiro pra bancar sua defesa na Justiça", disse. Ainda sobre a área de Saúde, o edil disse que no projeto enviado pela gestora não há uma linha abordando sobre contratação para o Samu. 
"O PSF de Vazante, que é o único Distrito da Comarca, passa até cinco dias fechado", revelou Edvan. Neste instante, o presidente da Casa, vereador Alan Deivid, revelou também que recebeu comunicado da Secretaria Municipal da Saúde informando que o PSF da cidade estava fechado porque os funcionários que prestam serviço lá estavam gozando férias de 15 dias. "E quem já viu servidor triar férias de 15 dias? O certo é de 30. Em todo caso, faltou planejamento porque quando um servidor estiver pra tirar férias se providencia outro pra cobrir o período", pontuou Alan.
Abordando sobre um projeto de lei enviado pelo Executivo objetivando regularizar a carga horária dos médicos do município, o vereador Edvan explicou que ao se inscrever num concurso público este já tem determinado a carga horária, que é de 40 horas semanais. "Mas vamos aprovar, mesmo sem necessidade". Por sua vez, o vereador Cícero Venâncio (PSDB) disse que assim os médicos poderão cumprir a carga horária exigida. Enquanto, o presidente Alan disse que com a gratificação os médicos de Diamante chegam a receber R$ 13 mil e não querem cumprir.
"Amanhã podem esperar que a prefeita vai dizer aos médicos que foram os vereadores que obrigaram eles a cumprir a carga horária. Isso já foi determinado quando do concurso", disse Edvan ao denunciar ainda que o veículo Ford Ranger, pertencente a Secretaria da Saúde, nunca é visto lá. Por fim, ele denunciou que há uma carro locado à prefeitura e nos finais de semana fica de "bar em bar, consumindo gasolina que é paga com dinheiro do povo". O vereador Manoelzinho pediu aparte pra contestar a denúncia dizendo que há vereador com carro locado à câmara.
Por sua vez, o presidente disse ser inverídica a informação mas acusou vereador de ter carro local à prefeitura. "Não tem vereador nenhum com carro locado á câmara, agora, há vereador com carro locado a prefeitura. Podia ter dito antes, mas estou revelando agora porque fui atacado", disse Alan. "O carro que vossa excelência usa, Manoelzinho, é locado à prefeitura. Agora, diga que é mentira", disparou Edvan. 

Nenhum comentário: