sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Por que tantos Indecisos (20%) às vésperas da eleição? E esse universo esconde algo não revelado...

A pesquisa revelada nesta quinta-feira pela Campina FM, através de levantamento feito pelo Instituto 6Sigma [ligado ao deputado Dr. Damião que é marido de Lígia - candidata a vice de Ricardo Coutinho], tem gerado burburinho em todos os níveis promovendo certa euforia nos aliados do candidato Ricardo Coutinho aarecendo em empate com o candidato Cássio Cunha Lima, mesmo assim salta aos olhos um dado fulminante: 20% dos entrevistados se apresentaram indecisos, sem revelar os votos.
Antes, busquemos avaliar o óbvio que é atestar o crescimento da candidatura socialista na reta final da campanha e isto não se pode contestar diante da realidade posta. Mesmo assim, se faz imprescindível buscar entender porque nesta mesma pesquisa em que aponta empate há registro irrefutável no crescimento dos indecisos. Está lá na avaliação produzida:
- Não sabe – 19,8; Não informou – 0,2%.
Ora, se é verdade que há um clima de acirramento e cresce fortemente – o que deveria ser o contrário, decréscimo – dos Indecisos, o que isto significa dizer na prática?
Se é verdade que o enfrentamento mais forte produz a definição do voto seja para quem for, o crescimento dessa taxa de Indecisos neste momento está favorecendo alguém, algum dos candidatos porque, em tese, este universo da forma posta parece dizer que teme mostrar seu voto ao pesquisador.
E se há esse temor, quem ganha e quem perde entre os candidatos em potencial? 
Quem entende de pesquisas e tem experiência nos processos eleitorais sabe que este posicionamento diz algo que, também em tese, o temor da revelação do voto pode estar conectado com receios de perdas de benefícios, sobretudo se nessa margem de pesquisados existir personagens com vínculos oficiais. Em sendo assim, quem tem mais Poder pode estar gerando maior temor diante da pressão.
Seja como for, é este universo de 20% de Indecisos (?) quem dirá no Domingo se teremos ou não segundo turno. Quem não acreditava em pesquisa de repente passou a acreditar. Tudo pode acontecer, inclusive nada. (Walter Santos)

Nenhum comentário: