sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ACS's e ACE's de Itaporanga dizem no PB Notícias que o trabalho de campo acaba quando dados são entregues no PSF, daí em diante a responsabilidade é da gestão.

Os representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias do Município de Itaporanga, estiveram nesta sexta-feira (27) na bancada do PB Notícias, noticioso transmitido pela Rádio Pedra Bonita FM, para tratar de assuntos inerentes à categoria e dirimir algumas dúvidas da população local com o trabalho que é desempenhado pelas equipes.
O ACS Severino Neto, presidente da categoria, de início informou ao povo que o trabalho de campo dos ACS's acaba quando o recolhido dos dados dos moradores de cada área da cidade é entregue pelo agente ao responsável no Posto de Saúde da Família (PSF), que daí em diante encaminha para a Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da Assistência Social.
Ele explicava quando indagado sobre a coleta de dados que norteiam o cadastro das famílias no programa federal Bolsa Família. Afirmou que o acompanhamento de crianças é feito até os cinco anos de idade e que em caso de cancelamento de cadastro no programa, a responsabilidade é da Secretaria Municipal da Assistência Social. "O ACS não é responsável nesses problemas", pontuou.
Cerca de 60 ACS's, hoje são 58 já que dois estão afastados das atividades, fazem o trabalho de campo em todo município cujas informações são repassadas a cada seis meses. Já em relação aos ACE's, o município é atendendo por cerca de 16 agentes o que é pouco para a demanda. "Seria preciso o dobro, pois fica difícil atender todos os habitantes do município", disse Jocélio - representante da categoria.  

Nenhum comentário: