quarta-feira, 18 de março de 2015

Em entrevista exclusiva ao PB Notícias, o presidente da CPI da Petrobrás confirma oitiva de Renato Duque amanhã, diz não ter rabo preso e que vai investigar quem for preciso; Vindo direto de Brasília, Hugo Motta esteve em Itaporanga reunindo-se com empresariado local e anunciou ações para o município...

"Não haverá pizza na CPI. Não tenho rabo preso. Iremos investigar quem for preciso, inclusive, a presidente Dilma, o ex-presidente Lula e até o procurador geral da República Rodrigo Janot", declarou na manhã desta quarta-feira (18) o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), presidente da CPI da Petrobrás, em entrevista exclusiva ao radiofônico PB Notícias [e ao Blog do Ricardo Pereira], que é apresentado pelo signatário do blog, direto de Itaporanga - PB.
Abrindo uma brecha em sua intensa agenda, o  parlamentar veio direto de Brasília para Itaporanga participar de uma reunião com empresários do setor têxtil. Ele desembarcou logo cedo, em voo de jatinho na cidade de Juazeiro do Norte (CE), chegando às 10h40 em Itaporanga. A reunião terminou às 12h30 e daí em diante concedeu a entrevista, logo em seguida retornando à Juazeiro do Norte (CE) onde embarcou de volta com destino à Brasília.
Hugo falou à população que estava na cidade cumprindo compromissos assumidos para, dentre outros itens, buscar melhoria na distribuição de energia elétrica para as fábricas locais, responsáveis por empregar centenas de pais de famílias, bem como, anunciou a destinação de R$ 250 mil para a perfuração de poços artesianos no município. O deputado disse que vai agendar reunião com o governador Ricardo Coutinho visando conseguir ações para educação, esporte e cultura, em Itaporanga.
"Estamos cumprindo compromissos de buscar melhoria na distribuição de energia elétrica para as fábricas daqui, dentre outras reivindicações do empresariado local. Informamos também que conseguimos R$ 250 mil para a perfuração de poços, inclusive, já enviamos documento à prefeitura e estaremos promovendo uma reunião com o governador no sentido de se destinar ações importantes para a área da educação, esporte e cultura, no município", disse Hugo.
A reunião do deputado com o empresariado do setor têxtil, articulada pelo ex-presidente da Câmara de Itaporanga, vereador Jacklino Porcino (PMDB), foi realizada na empresa Itatex - do empresário Divaldo Dantas. Ainda falando com relação a sua atuação na CPI, Hugo Motta enfatizou que esta terá um desfecho diferente da primeira, ano passado, presidida pelo então senador Vital do Rêgo [hoje ministro do TCU]. 
Hugo confirmou a oitiva do ex-diretor de serviços da Petrobrás, Renato Duque, preso segunda-feira pela Polícia Federal, em mais uma ação da Operação Lava Jato. Ele prestará depoimento no plenário 2 na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (19), às 9h30 da manhã, possível depois do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atender solicitação de Hugo suspendendo excepcionalmente o ato da Mesa Diretora que proibida o depoimento de detidos nas dependências da Câmara.
Com isso, o deputado marca território. Um divisor de águas sobre a imagem das CPIs que, agora, leva a opinião pública acreditar que vai dar em alguma coisa. Ele disse que botará em votação todos os requerimentos apresentados pelos deputados. E não descartou ouvir a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, bem como já avisou haver requerimento para ser votado que pede o depoimento do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Janot elaborou lista com nomes de 54 políticos e pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que pudessem ser investigados. Lista esta que deve ser aumentada, conforme rumores desta semana entre os investigadores da operação Lava Jato. "Eu sou escravo do regimento interno da Câmara e da maioria do plenário. Aquilo que a maioria da CPI resolver, diante dos requerimentos apreciados, iremos seguir", disse. 
Hugo lembrou o episódio envolvendo deputados antigos com os quais bateu boca na primeira reunião da comissão, que serviu para mostrar que não se comportará como 'fantoche' de ninguém. "Aquilo foi uma forma de responder a um gesto de desrespeito de Edmilson Rodrigues, do PSol, que nos agrediu verbalmente (nos chamando de moleque). Enquanto presidente, não posso abrir mão da autoridade. Iremos reagir sempre, com autoridade, com firmeza, todas as vezes que o trabalho da CPI for colocado em xeque", ponderou. 
"Não temos o intuito de proteger ninguém. Nosso compromisso é com a investigação, é ter a participação maciça dos deputados, agindo nas quebras de sigilo, indo fundo no que diz respeito ao que já tem na investigação da Polícia Federal. Queremos, ao fim dos trabalhos, ter esse resultado positivo que, com certeza, culminará com o pedido de indiciamento dos culpados. Temos uma preocupação maior, que é tirar a Petrobras desse mar de denúncias", comentou Hugo.
Hugo Motta tem 25 anos de idade, um dos mais jovens parlamentares do Brasil, e já está em seu segundo mandato de deputado federal . O PB Notícias é levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM de Itaporanga, diariamente de segunda à sexta-feira, das 11h às 13h.

Nenhum comentário: