sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

142 municípios na PB precisam da Operação Pipa; No Vale do Piancó oito deles são beneficiados

Dos 223 municípios da Paraíba, 142 contam com recursos da Operação Carro Pipa, da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), para suprir a escassez de água. A informação é baseada no levantamento feito pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Sedec. Ao todo, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Sedec, atende a 788 municípios em todo o país. No Vale do Piancó os municípios beneficiados são: Aguiar, Conceição, Diamante, Ibiara, Itaporanga, Nova Olinda, Santana de Mangueira e Serra Grande.
A Operação Carro Pipa é um Programa Emergencial de Distribuição de Água do Ministério da Integração Nacional, desenvolvido em parceria com o Exército brasileiro desde 2006 e tem o objetivo de levar água potável a locais que estão em situação de emergência por causa de seca prolongada. Segundo levantamento feito pelo Cenad, a Sedec gasta mensalmente, em média, R$ 30 milhões com oito estados da região do semiárido nordestino, além de com 41 municípios da região norte de Minas Gerais que são beneficiados pela ação.
Entre os estados nordestinos com o maior número de municípios atendidos pelo programa, a Paraíba destaca-se com 142. Este número corresponde a 63,67% de todos os municípios do Estado. Apenas a Bahia, que tem 173 municípios auxiliados pelo programa, supera a Paraíba. No início do ano passado, o número de municípios paraibanos que necessitavam dos recursos da Operação Carro Pipa girava em torno de 80.
Confira aqui a lista com todos os 142 municípios paraibanos beneficiados pelo programa

Nenhum comentário: