domingo, 10 de julho de 2011

Vitalzinho articula destinar emendas de remanejamento para as três universidades da PB; Já em audiência com o ministro da Educação este garantiu instalar um IFET em Itaporanga, que ganhará ainda um Campi do IFPB

Por falar nisso, às vésperas do São João, ao redor da mesa da CMO, estiveram reunidos os três senadores paraibanos – Cícero Lucena (PSDB), Vitalzinho e Wilson Santiago (PMDB) – e os  deputados federais Luiz Couto (PT), Benjamin Maranhão (PMDB), Aguinaldo Ribeiro (PP), Wellington Roberto (PR), Nilda Gondim (PMDB),  Wilson Filho (PMDB) e Hugo Mota (PMDB), os dois últimos enviaram representantes.
Os convidados para esta reunião foram a reitora da UEPB, Marlene Alves de Sousa Luna; o pró-reitor de Planejamento, Antônio Rangel Júnior; o padre Tiago de Melo Correia, diretor da Escola Técnica Redentorista - Eter; o professor Éder Rotondano; o ex-secretário de Educação da Paraíba Sales Gaudêncio; além do deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) e do ex-governador Roberto Paulino (PMDB).
O cardápio foi a mudança na destinação das três emendas de remanejamento. O objetivo foi o de beneficiar as três universidades públicas paraibanas: UFPB, UFCG e UEPB. Segundo Vitalzinho, a partir do próximo ano haverá uma alteração e ao invés da destinação ao Estado, a João Pessoa e Campina Grande, como vem ocorrendo nos últimos anos, estas emendas beneficiarão a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba  (UEPB).
Para a reitora da UEPB, Marlene Alves, a ideia do senador Vitalzinho de reunir na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, a bancada para ouvir os dirigentes das entidades educacionais é importante. “Antes, eu ia de gabinete em gabinete pedir a destinação de recursos, através de emendas, para a UEPB. Agora, falamos com todos no café da manhã”, explicou.   
Marlene disse ser importante a garantia dos recursos, uma vez que a UEPB chega ao seu estágio de consolidação. Ela fez uma  exposição sobre a UEPB e seus 45 anos de existência, da sua criação, estadualização, reconhecimento, autonomia e, agora, chegou ao quinto período, que é o da consolidação, logo precisa de mais recursos. Ela enfatizou que são necessários R$ 300 milhões para consolidar a estrutura física dos sete campi.  
Já, agora, na última quarta-feira (7), Vitalzinho fez a segunda reunião com os membros da bancada com o objetivo de definir a destinação de emendas parlamentares para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O reitor do IFPB, João Batista, apresentou o plano de expansão do instituto. Segundo ele, o IFPB conta com nove campi distribuídos de forma a contemplar 11 das 12 regiões Geoadministrativas paraibanas.
O plano inclui outras seis unidades, localizadas nos municípios de Guarabira, Catolé do Rocha, Areia, Pedras de Fogo, Santa Rita (que atenderia Bayeux, Cruz do Espírito Santo e Sapé); e uma unidade especial para atender Itaporanga, Conceição e Piancó.
Em seguida, o senador esteve em audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e a bancada para tratar da extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para Guarabira, bem como a instalação de um complexo universitário no Vale do Piancó. Também estava na pauta o apoio ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) à Escola Técnica Redentorista (Eter) de Campina Grande.
Na ocasião, o ministro Haddad garantiu, ainda, a instalação de unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) em Itaporanga e Cabedelo. (Com JP)

Nenhum comentário: