sábado, 14 de julho de 2012

Secretário estadual de Meio Ambiente Cristiano Zenaide participa de debate sobre a revitalização do Rio Piancó

O secretário executivo estadual do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e tecnologia, Cristiano Zenaide (em pé, na foto acima), esteve nesta sexta-feira (12) no município de Piancó participando de Seminário sobre a Revitalização do Rio Piancó, realizado nas dependência da Câmara Municipal, atendendo convite da ONG S.O.S Rio Piancó. O evento, articulado por Salviano Leite, contou com a participação de diversos agentes da sociedade e órgãos institucionais ligados ao tema, como o Projeto Cooperar, a Emater, o Interpa, etc... Foram discutidos soluções e viabilidades de projetos e políticas pública para esse enfrentamento.
A palestra primou pela política Nacional de Resíduos Sólidos e o Tratamento de Esgotamentos Sanitários, dois dos principais problemas que vem afetando a saúde do Rio Piancó [que está em fase de degradação bem avançado]. Antes de adentrar particularmente no tema, o secretário fez um panorama sobre a situação do meio ambiente não só do Estado, mas no Brasil e no mundo. Ele deu início à palestra alertando para o problema da falta de organização e mobilização existente em nossa região.
Cristiano alertou para a questão da gestão das águas do Rio Piancó, que recentemente teve autorizada sua inclusão no projeto de Transposição do Rio São Francisco com a construção de um 'braço' do canal. O secretário enfatizou que a sociedade civil organizada precisa urgentemente se mobilizar, trabalhar e conceber projetos que salve a área ambiental da região, onde concentra-se o maior volume de água de todo o Estado.
Na oportunidade, foi dado espaço para os debatedores trazerem os mais variados temas e preocupações com o meio ambiente, sem colocando a revitalização do Rio Piancó no centro das discussões. O evento foi idealizado pela ONG S.O.S Rio Piancó e terá continuidade nos meses de agosto (em Itaporanga), setembro (em Conceição) e outubro (em Coremas). 
Caroline [Cooperar/JP], ativista cultural Chico Jó, o editor, secretário Cristiano, advogado Neto Ferreira e Rogério
Ao final do evento, o secretário acompanhado do técnico da pasta Rogério e de Salviano Leite (centro da foto) atendeu convite e fez visita ao lixão da cidade de Piancó.

Nenhum comentário: