quarta-feira, 13 de março de 2013

TSE analisa redução de vagas nas Assembleias e Câmara Federal; Paraíba pode perder 6 vagas de deputados estaduais e 2 de federais.

Os deputados estaduais e federais dos oito Estados que poderão perder parlamentares, a partir das eleições de 2014, se reuniram com a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nancy Andrighi. O encontro aconteceu em Brasília nesta terça-feira (12).
A reunião foi para discutir o processo que pretende alterar a composição na representação dos parlamentares nas Assembleias Legislativas e na Câmara Federal. Além da Paraíba, as mudanças que estão sendo analisadas pelo TSE deve diminuir o número de deputados em Alagoas, Paraná, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás e Piauí. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Ricardo Marcelo (PEN), participou da reunião acompanhado dos deputados federais Damião Feliciano (PDT), Manoel Júnior (PMDB), Leonardo Gadelha (PSC) e Benjamin Maranhão (PMDB).
O parlamentar destacou a importância dos deputados no tocante a representação da população e pediu a união entre as bancadas estadual e federal. "Nós temos que nos unir, pois o que está em jogo é a representatividade da população. O povo passará a ter menos representantes e, no caso dos deputados federais, os Estados que perdem parlamentares também perderão recursos em emendas", disse Ricardo Marcelo. A ministra Nancy Andrighi, que é a relatora do processo, disse que já está pronta para votar e afirmou que todos os aspectos serão levados em consideração.
Caso seja aprovado, o Poder Legislativo estadual deve diminuir de 36 para 30 o número de deputados que compõem o seu plenário. Já os parlamentares com representação em Brasília terão eleitos apenas 10 deputados federais ao invés de 12, que atualmente integra a bancada. Os Estados de São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Distrito Federal, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima mantém-se com as representações inalteradas. O Pará será o mais beneficiado, passando de 17 para 20 deputados federais e de 41 para 44 deputados estaduais.

Nenhum comentário: