sexta-feira, 17 de maio de 2013

João Guimarães denuncia entrave causado pela Defesa Agropecuária que estaria prejudicando o comércio do rebanho bovino em Itaporanga

O comerciante, atualmente exercendo cargo de vereador em Itaporanga, João Guimarães (PSC) procura o Blog para denunciar que a Defesa Agropecuária está prejudicando inúmeros criadores de gado por conta da exigência estar o rebanho bovino 100% vacinado, com data do último dia 10, do mês correntes. Entretanto, segundo o vereador, não havia disponibilidade de vacina contra a febre aftosa, que só chegou em Itaporanga nesta quarta-feira (15). 
Com isso, o abete de animas para posterior comercialização fica comprometida já que é dado um prazo de quinze dias para esse fim. "Como poderemos cumprir esse prazo se as vacinas só foram disponibilizadas cinco dias depois do prazo estabelecido pela Defesa Agropecuária. É impossível declarar e comprar na mesma hora", diz o vereador. João Guimarães ainda queixa-se da ausência de pessoal capacitado no órgão para atender os criadores.
"Não há gente capacitada para nos atender lá. É uma desorganização completa", pontua. Ele também diz que não está sendo emitida a GTA que permite o livre trânsito do rebanho e pede providências urgentes junto às autoridades estaduais: "A GTA não está sendo emitida porque a Defesa Agropecuária quer que estejam 100% do nosso rebanho vacinado, com data do dia 10 ao dia 11, mesmo sem haver tempo hábil para a vacinação. Assim está prejudicando o comércio geral", concluiu João Guimarães.   

Nenhum comentário: