terça-feira, 14 de maio de 2013

Muita troca de ofensas e acusações durante sessão na Câmara de Pedra Branca que discutia afastamento do presidente, que continua no cargo...

A sessão extraordinária da Câmara Municipal de Pedra Branca realizada na tarde de hoje (14), novamente tumultuada, foi palco para troca mútua de ofensa e acusações entre os parlamentares-mirins. O vereador Roberto Rodrigues (PCdoB) disse, quando usou a tribuna, que, respeitando o princípio básico do direito da ampla defesa, a comissão da qual ele é integrante resolveu dar um prazo de 72 horas para que o presidente se defendesse das acusações. 
Vereadores da situação apresentaram um Projeto de Resolução, semana passada, que determina o afastamento do vereador Geneton de Caldas (PSB) da Presidência da Casa, acusado de prevaricação por não receber nenhum ofício enviado pelo Executivo Municipal. Vários outros vereadores falaram tendo destaque a maneira pacífica com que se postou a vereadora Elena Fernandes (PSB) que defendeu o diálogo para entendimento. Ele disse estar triste com o momento vivido pela Casa. 
O assessor jurídico da Câmara, advogado Jackleudo Barbosa, usou a tribuna e explicou aos vereadores que o procedimento precisa ser protocolado de forma correta, evitando assim que no futuro venha a ser desfeito na justiça. Ele disse que o pedido feito pelos vereadores da situação foi arquivado pelo vice-presidente da Casa porque o mesmo não tem competência para receber, pois o presidente em exercício e de fato e de direito é Geneton de Caldas.
Jackleudo orientou os edis que querem o afastamento de Geneton, do comando da Mesa Direitora, que procure conhecer melhor o tema para que depois tudo não venha ser desfeito e disse que não existe nenhuma ação tramitando contra o presidente. Assim, ele deve continuar na cadeira de presidente até que tudo seja resolvido, conforme as normas jurídicas e o regimento interno. 
Geneton usou a tribuna, após passar a presidência ao vice José Dantas, e disse que não vai ser julgado como Jesus Cristo foi julgado por Pilatos e Herodes. Geneton falou que o vereador Roberto Rodrigues se comportava, na sessão de hoje, como se fosse o presidente da Casa, determinando o andamento da sessão e questionou àqueles que desejam seu afastamento. "Do que estou sendo acusado? Onde estão as acusações?", pontuou. 
Ao término, o desabafo: "Seguirei como presidente da Casa, até o último dia do meu mandato". (com Vale do Piancó Notícias)

Nenhum comentário: