quarta-feira, 23 de outubro de 2013

No interior da PB prefeito cobra 400 mil e vereador 30 mil para apoiarem candidatos em 2014, diz deputado Vituriano...

O deputado estadual Vituriano de Abreu (PSC) revelou, nesta quarta-feira (23), o comércio entre candidatos e prefeitos e vereadores das cidades do interior do estado. A tabela de preço, divulgada por Vituriano aponta que candidatos a deputado estadual pagariam cerca de R$ 300 mil a R$ 400 mil, a prefeitos, enquanto os candidatos a deputado federal chegariam a pagar R$ 600 mil reais. Ainda segundo Vituriano, os vereadores receberiam até R$ 30 mil para apoiar e trabalhar pelos candidatos.
Um prefeito negocia com mais de um deputado da base, normalmente. As negociações também incluiriam emenda que seriam conseguidas pelos deputados em prol do apoio.  No entanto, o deputado nega que seja adepto desse método. “Eu não estou procurando fazer esses negócios, porque já venho com pessoal ligado a mim. Mas eu sinto que há pessoas chegando em lugares que as pessoas nunca os viu e já sai com o negócio fechado. Eu fui a três lugares que o apoio dessas cidades está ligado com o apoio de deputados que nunca se ouviu falar deles. Qualquer pessoa deduz que houve negociação”, ressalta Vituriano.
O deputado afirma que não acredita em negociação por troca de futuros trabalhos, porque os deputados que antes teriam os votos dessa base  já viveriam “loucamente trabalhando por elas. Não acredito que seja por milagre. Quem for procurar vai encontra negociação por valores altos”, pontuou. Vituriano afirmou que os valores lhe foram repassados pelo deputado Marcio Roberto (PMDB). “Não sei quem disse para ele. São coisas que a gente escuta e deduz também”, frisou.
O deputado Anísio Maia (PT) também afirmou que conhece esse comércio, apesar de garantir que também não é adepto. “Eu ouço muitas histórias. Na verdade a campanha eleitoral virou um leilão mesmo, não se discute propostas, é uma coisa acintosa e vergonhosa. Eles dizem: eu quero tanto para lhe apoiar e ponto final. É uma espécie de bolsa de valores. Quem vale mais, quem paga mais. Eu tenho conhecimento de toda essa negociata. Todo mundo sabe, isso é discutido em mesa de bar. Mas o responsável disso é o congresso nacional”, finalizou. 

Nenhum comentário: