sábado, 13 de setembro de 2014

CGE constata falhas na distribuição de tablets pelo governador Ricardo Coutinho: 100% das escolas sem sinal de internet nas salas de aulas os alunos acabaram perdendo o interesse pelo equipamento....

Mais de três mil Tablets financiados pelo Ministério da Educação no atual governo adquiridos no ano passado se encontram armazenados em um galpão no Distrito Industrial de João Pessoa. Este é apenas um dos graves problemas detectados por auditores da Controladoria Geral do Estado em relação aos equipamentos.
O governo adquiriu 61.643 Tablets para alunos e professores do ensino médio no valor de R$ 28,5 milhões. Desse total, 5.243 equipamentos são objeto de ação disponibilizada e financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/MEC, mas não estabeleceu metas ou qualquer projeto educacional.
O que era para ser uma ferramenta didática dos estudantes e professores virou um instrumento sem utilidade nas escolas, que receberam os tablets distribuídos pela Secretaria de Educação do governo do estado. A ausência na infraestrutura da rede de acesso a internet para o uso do Tablet em sala de aula não contribuiu no ensino e perdeu a finalidade durante todo ano letivo de 2013 e 2014.
Uma auditoria realizada pela Controladoria Geral do Estado constatou que em 100% das escolas inspecionadas, nenhuma possuía o sinal da internet nas salas de aula, algo essencial, que o governo não se preocupou em instalar para que os equipamentos funcionassem a contento como auxiliar nas atividades didáticas envolvendo as disciplinas, trabalhos, tarefas e pesquisas da classe estudantil e do magistério.
Nada menos que 78% dos alunos que receberam o equipamento perderam o interesse e não o utilizam por conta da deficiência do sinal quando encontrado em poucas escolas e 75% dos professores confirmaram não ter conhecimento de realização de projetos pedagógicos com o uso do Tablet nas escolas.
No relatório, ficou evidenciado que o governo não fez um planejamento para a distribuição dos Tablets nas escolas e muitos menos houve a devida capacitação de uma equipe responsável pelas atividades nos procedimentos. Também não houve critérios para determinar quantitativo dos Tablets nas escolas.  Em 100% das escolas visitadas foi verificado o excesso e distribuição de equipamentos em relação ao quantitativo de alunos existentes.
Os auditores recomendaram que fosse providenciado um levantamento das escolas que necessitam de melhorias em relação à infraestrutura de rede para o acesso a internet necessária ao uso do Tablet, bem como, que sejam criadas condições para o acesso à internet sem fio nas escolas.

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