segunda-feira, 4 de maio de 2015

Deputados lamentam ausência de prefeitos na audiência pública realizada pela AL em Itaporanga para debater situação hídrica na região do Vale do Piancó

A Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar da Água, na manhã desta segunda-feira (4) audiência pública na Câmara Municipal de Itaporanga, para debate com a sociedade civil e lideranças políticas do Vale do Piancó sobre a questão hídrica na região. Para o presidente da Frente Parlamentar da Água, deputado Jeová Campos, a audiência pública cumpriu seu papel de ouvir e debater com representantes do povo os problemas causados pela estiagem. "Nós estamos percorrendo a Paraíba para ouvir a população, as lideranças das regiões objetivando encontrar soluções para amenizar a escassez de água nesse longo período de estiagem". 
Além de Jeová, participaram da audiência os deputados Nabor Wanderley, Janduhy Carneiro e Galego Souza. O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, foi representado por seu chefe de gabinete Amaro Neto. Jeová destacou que como resultado de sua agenda de trabalho a ALPB, através da Frente Parlamentar da Água, produzirá relatório para cobrar do Governo Federal mais recursos, mais projetos para obras estruturantes na área hídrica. 
A luta pela conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco; a construção de uma adutora para captar água da Barragem de Nova Olinda para abastecer Itaporanga, que vive há anos situação crítica de abastecimento, uma das cidades que mais cresce em todo interior; perfuração de poços artesianos e ações emergenciais como carros-pipa, nos municípios da região, fizeram parte das reivindicações durante a plenária. 
Mas, o que chamou mesmo atenção foi a ausência dos prefeitos na reunião. Nem o prefeito anfitrião compareceu. O deputado Nabor Wanderley ressaltou a importância que tem a Frente Parlamentar da Água e chamou a atenção para que os prefeitos participem dessas audiências públicas porque é fundamental que os gestores e a população apresentem sugestões e defendam demandas. Nabor destacou que importante relatório será elaborado pela Assembleia Legislativa e será instrumento essencial para cobrar do Ministério da Integração Nacional e da bancada federal recursos para obras estruturantes no setor hídrico. "Nesse momento devemos unir forças e lutar pela conclusão das obras da transposição de águas do São Francisco".
Os vereadores Neném de Adailton [presidente da câmara municipal], Jacklino Porcino e Ivanilto Palmeira, além de algumas associações e entidades não-governamentais participaram da audiência.

Nenhum comentário: