segunda-feira, 4 de maio de 2015

Construção de novo abatedouro público vai proporcionar melhores condições de trabalho para comerciantes e produtos de qualidade para o povo de Itaporanga

Um dos grandes gargalos de Itaporanga diz respeito às atividades do abate de animais feitas no antigo matadouro público que se encontra dentro da cidade, no Bairro Bela Vista, e, por isso, não sendo cabível sua permanência no local. A inauguração de um novo abatedouro municipal é anseio de toda comunidade, que espera há anos por essa importante obra. 
Preocupada em sanar problemas acarretados ao longo dos anos, a Prefeitura Municipal está construindo um novo abatedouro com recursos próprios, cujo investimento é da ordem de 646.321,98 mil. Obra que dará condição melhor para comerciantes do açougue público e empresários do setor de frigoríficos, que terão um produto de qualidade e também proporcionando mais saúde para o povo, pois os mesmos estarão consumindo uma carne de qualidade. 
A obra, iniciada no segundo semestre do ano passado, está localizada na comunidade Riachão, em uma área que compreende cerca de 3 hectares de extensão, às margens da PB-386, três quilômetros de distância da cidade. O novo abatedouro municipal vai permitir o abate de bovinos, caprinos, suínos e ovinos com toda a higiene necessária, desde a chegada dos animais. Seguindo padrões técnicos de vigilância sanitária, de acordo com o projeto, o abate será feito com pistola de ar comprimido e após o despenque, a carne é transportada em carretilhas sem o contato com o chão, evitando assim a sua contaminação. 
Com estrutura moderna, o abatedouro será composto de galpão principal, bloco de administração, vestiários, currais, estação de tratamento de efluentes, além de necrotério e um crematório. O equipamento contará com sistema de tratamento dos dejetos, amplo curral para os animais, depósito para armazenar as vísceras e sistema de captação, com tanques/lagoa, para garantir que os dejetos não aproveitáveis sejam despejados no meio ambiente, contaminando o lençol freático. 
Os animais a serem abatidos no local também terão que ter o GTA - Guia de Trânsito Animal. O abatedouro terá profissionais capacitados e rigorosa qualidade de higienização, assim como todos os equipamentos necessários adotando um modelo de alto padrão, seguindo exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura. A parte física do abatedouro público está com 50% executado e se tudo acontecer nas normalidades em dezembro deve estar em pleno funcionamento. 
De acordo com o prefeito Audiberg Alves, a obra vai beneficiar diretamente todos os produtores e marchantes de Itaporanga, que não dispõe de um local adequado para trabalharem de forma digna e higiênica. "Durante muito tempo os nossos marchantes sofreram com a falta de estrutura do antigo matadouro, mas isso muda a partir da entrega do novo matadouro municipal. Essa obra é essencial para o município", disse o prefeito. 

Nenhum comentário: