terça-feira, 22 de março de 2016

Wilson Filho assume liderança do PTB na Câmara Federal e passa orientar bancada

O deputado Wilson Filho assumiu a liderança do PTB na Câmara Federal. Ocupando a função, o parlamentar passa a orientar a bancada para votações, nortear discussões e ter papel fundamental na articulação política e na unificação do discurso partidário.
"Essa é uma função importante que vem acrescida de muita responsabilidade. Vivemos um momento complicado na política brasileira e a Câmara Federal precisa defender os interesses da população e zelar pela manutenção do estado democrático de direito. Temos que agir com cautela e responsabilidade e é esse sentimento que pretendo passar para os meus pares durante esse período de liderança", comentou.
Wilson Filho, que é vice-líder do PTB, assume a liderança do partido na Câmara com a saída do deputado Jovair Arantes, que se afastou da função para integrar a Comissão de Impeachment da Casa.
A função de líder é muito importante dentro do processo legislativo. Durante as votações, ele expressa a opinião do bloco que representa. Também participa do colégio de líderes, responsável pela definição da pauta de votações.
Já no plenário é função do líder orientar a bancada quanto ao voto, falar pelo bloco que lidera e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares. Ele pode pedir votação em globo de destaques; dispensa da discussão de matérias que tenham parecer favorável de todas as comissões; o adiamento da discussão e da votação de um projeto.

Comissões - Nas comissões, os líderes têm a prerrogativa de encaminhar as votações e pedir a verificação do quorum para validar uma determinada votação, mesmo que não seja integrante da comissão. Também compete aos líderes indicar os parlamentares para compor as comissões e, a qualquer tempo, substituí-los. São eles, ainda, que indicam os candidatos a presidente das comissões. Os líderes também podem solicitar a criação de uma comissão especial para analisar uma proposta mais complexa.

Nenhum comentário: