segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Região de Guarabira ganha agenda de desenvolvimento 2030

Com o intuito de transformar a região de Guarabira em uma área reconhecida por seu desenvolvimento econômico e social, por meio da sua agropecuária, infraestrutura e turismo, o Sebrae Paraíba lançou, na última semana, a Agenda Região Guarabira 2030, uma ação do Programa Território Empreendedor Sustentável. Ao todo, são 16 municípios participantes da região, que representam um total de 242.773 habitantes, com um PIB de R$ 2.189.51
Com a missão de promover o desenvolvimento de forma estratégica, planejada e integrada da região foram estabelecidos os seguintes eixos estratégicos: agropecuária, infraestrutura, modernização da gestão pública e turismo. Esses eixos, no entanto, admitem alguns temas transversais, como sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.
O diretor do Sebrae Paraíba, Neto Franca, destacou que, como o projeto é algo a longo prazo, pensado para o ano de 2030, é necessário um comprometimento dos prefeitos de forma a pensar não em um plano de governo, mas, sim, em um plano de estado, voltado para o desenvolvimento dos municípios. “Além de fortalecer os municípios, esse plano vai automaticamente gerar empregos, que é isso o que o país, e, principalmente, os municípios de pequeno porte, precisam, para fazer com que as pessoas fiquem dentro deles e não se desloquem para os grandes centros”, disse.
Território Empreendedor Sustentável – Pelo menos 30 líderes de 16 municípios que formam o brejo estão inseridos no TES, que teve oito módulos. A cada 15 dias, os atores públicos e privados da região se reuniram para, juntos, discutirem acerca das potencialidades econômicas do território. Ao fim dos oitos módulos, os líderes entregam um Plano de Ações para o desenvolvimento sustentável da região. Por sua vez, o documento é dividido em eixos estratégicos para facilitar a aplicação do plano. O TES também já foi aplicado em outras regiões do estado, como no Vale do Mamanguape.
Municípios: Fazem parte da região de Guarabira atendida pelo TES os municípios de Alagoinha, Araçagi, Belém, Caiçara, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mari, Mulungu, Pilõezinho, Pirpirituba, Sapé, Serra da Raiz e Sertãozinho.

Nenhum comentário: