quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Desfaçatez vergonhosa: No início das aulas em Itaporanga crianças ficam ao relento sem transporte escolar - situação que perdurou em anos anteriores - e pais exigem posição mais firme da Câmara e do MP contra a gestão municipal

Após passar o ano inteiro de 2019 com ônibus da rede escolar, que faz o transporte de alunos da zona rural, constantemente quebrados a gestão municipal de Itaporanga, no Vale do Piancó, inicia o ano letivo da maneira mais vergonhosa possível. Impondo mais uma vez o desalento humano ás crianças que ficaram na beira da estrada sem direito ao transporte escolar - garantido por lei cujo recursos chegam aos cofres do município periodicamente sem falha.
Isso em se tratando de transporte escolar, porque material escolar e fardamento até o ano passado os alunos da rede municipal só receberam no segundo semestre (mês de setembro). Dá pra acreditar? Pelo visto, o poder de fiscalização da câmara não foi suficiente para atenuar essa situação vexatória. 
O fato dessa semana aconteceu com alunos dos sítios: Catolé, Cachoeira e Capim Grosso, que imaginavam ter sido resolvido essa problemática que perdurou por todo o ano passado. De acordo com os relatos que chegaram ao blog, nesta quinta-feira (20), os pais foram informados que os ônibus ainda estão em manutenção e isso na semana em que se inicia as aulas. Algo grotesco. Ou seja, passou o período inteiro das férias sem consertá-los. 
Indignados, os pais de alunos cobram posição firme da Câmara Municipal e do Ministério Público contra essa desfaçatez com os direitos humanos, o estatuto da criança, com os recursos públicos. É aviltante que isso continue acontecendo sem nenhum tipo de punição dos órgãos competentes. Não é tolerável que essas crianças sejam prejudicadas constantemente sem que nada seja feito. 
Quando isso acontece uma vez, duas, três....mas, nessa constante é intolerável. A gestão municipal nesse quesito é falha, é irresponsável, com a sociedade, com os pais de famílias e, principalmente, com essas crianças, por não cumprir com seu dever. Tempo teve de sobra pra isso. E o que todos se perguntam é que veículos tem passado por manutenção e conserto para atestar os gastos que são efetuados no setor?
Enfim, o pesadelo de 2019 e dos anos anteriores para os alunos da zona rural parece que vai perdurar insistente nesse ano de 2020. Essa gestão não pode querer camuflar essa omissão. É preciso ser mais responsável com o dinheiro público e, principalmente, com os pais e as crianças da zona rural que já vivem um cotidiano tão sofrível.

Leia também: 




Nenhum comentário: