segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dilma garante obras de abastecimento na Paraíba

A presidenta da República Dilma Rousseff garantiu, durante o VII Fórum de Governadores do Nordeste, realizado hoje em Aracajú (SE), a execução da Vertente Litorânea, obra de abastecimento de água na Paraíba, que compreende a construção de um canal de 112 quilômetros de extensão entre as barragens de Acauã e Araçagi, está orçada em R$ 800 milhões. Dilma disse que o projeto faz parte das obras prioritárias para a região Nordeste.
Além da Vertente Litorânea, a presidente também citou a execução das obras de transposição da Bacia do Rio São Francisco, que irá beneficiar vários municípios do semi-árido nordestino, como uma das ações que terão tratamento especial durante o seu Governo. Segundo Dilma, a região nordestina será tratada como prioridade na sua gestão.
Dilma anunciou ainda para o início do próximo trimestre a implantação da política nacional de erradicação da miséria. Conforme disse, esse programa será contemplado com a execução de projetos que diminuam as igualdades sociais e que tenham forte direcionamento para a geração de emprego e renda. Ela ainda pediu aos governadores nordestinos que ajudem a União a cumprir com esse objetivo, através da elaboração de projetos que tenham essa linha, principalmente que beneficiem o semi-árido. 
A presidente fez um importante destaque a política de incentivo aos pequenos e médios empreendedores e da agricultura familiar, projetos que são a linha de frente do projeto político do governador Ricardo Coutinho na Paraíba. Outra novidade anunciada pela presidente foi a criação da Secretaria Nacional de Irrigação, que estará ligada ao Ministério da Integração Nacional. A presidente também anunciou o fortalecimento do Banco do Nordeste que, para ela, irá funcionar como “braço financeiro da Sudene”.

Nenhum comentário: