quinta-feira, 21 de junho de 2012

Decisão judicial põe em xeque possíveis candidaturas do ex-prefeito Will e de seu neto Zé Armando, que tiveram título eleitoral cancelado; classe política aguarda desfecho final pra semana que vem

Uma Sentença da Juíza da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, Drª Andrea Carla Mendes Nunes Galdino, pegou de surpresa a classe política local e estabeleceu certo suspense quanto as definições políticas, com o fechamento das chapas majoritária e proporcional, para as eleições municipais deste ano. A decisão põe fim a um entrevero partidário que vem desde o mês de setembro do ano passado, no momento em que se definia as filiações de troca de partido para quem desejasse ser candidato em 7 de outubro
Na ocasião, o ex-prefeito Will Rodrigues se viu [novamente] numa situação inusitada ao perder o PPS para o vereador Herculano Pereira, que fez sua convenção e assumiu o comando municipal da legenda. Will não se entregou e manteve uma disputa, via cúpula estadual, para tentar retomar o controle do partido, que antes de Herculano era presidido por Zé Armando [neto de Will]. 
PPS ainda era o partido da atual vice-prefeita Wilza [filha de Will]. Paralelo a essa refrega, o ex-prefeito buscou, então, não dá mais brecha pro 'azar' e cuidou de buscar abrigo de sua família em outras legendas para evitar, assim, possíveis surpresas quando chegasse o tempo de homologar candidaturas [como acontece agora]. Para quem passou o que passou em 2008, desta vez não havia espaço para o erro.
Assim se deu: Will deixou o PTB e foi para o PDT, partido que preside, e em sua comissão provisória ainda tem Domingos Sávio [filho], Amanda [nora], Maísa [nora de Sávio] e Roberto [marido de Wilka]; a vice-prefeita Wilza saiu do PPS e se filiou ao PSD [presidido por Karina, filha do prefeito Djaci]; Zé Armando [que presidia o PPS] e Wilka [egressa do PTB], além de seu filho Tiago, decidiram assinar ficha no PSB.
Entretanto, após prazos decorridos pela legislação eleitoral vários nomes terminaram com na categoria de Filiação Sub-Judice, diante de estarem com Dupla Filiação, e dentre estes está o ex-prefeito Will Rodrigues e seu neto Zé Armando [pré-candidatos], além de outros familiares. Com isso, a Justiça Eleitoral esperou pela regularização da situação, o que não ocorreu em tempo hábil. Diante disso, a juíza decidiu cancelar tais filiações, o que impede os dois de serem candidatos nestas eleições.
De acordo com o Edital nº 25/2012, de Publicação de Sentença, a Drª Andrea Carla decidiu o seguinte: 
"[...] No que tange aos filiados que não apresentaram qualquer manifestação acerca da Duplicidade de filiação, dentro do prazo estabelecido pelo art. 12., § 3º, Resolução nº 23.117/09 do TSE c/c com o art. 1º do Provimento Nº 04/2012 da CGE; Declaro nulas ambas as filiações, em cumprimento ao art. 12, § 4º, da mencionada Resolução, DETERMINANDO, AINDA, que sejam canceladas no Sistema ELO v.6 todas as filiações sub judice dos seguintes filiados: Amanda de Melo e Silva Rodrigues (inscrição 012272201252), Antônio Soares de Sousa (inscrição 023367251236), Dulcinete de Araújo Leite (inscrição 007178751210), José Armando de Melo e Silva Rodrigues (inscrição 022181691252), José Will Rodrigues (inscrição 007141901244), Maria Madalena Gomes Neta (inscrição 026269131295), Maria Rodrigues (inscrição 007143371201) e Rodrigo Félix de Sousa (inscrição 038047571287). Providências necessárias. Decorrido o prazo legal de recurso, proceda-se baixa na distribuição e arquivem-se os autos,independente de nova conclusão...". Segundo ainda o edital, a sentença foi tomada em 24 de maio passado e sua publicação ocorreu no dia 11 de junho [semana passado], disponibilizando 03 (três) dias para interposição de recurso. 
Na manhã de hoje (21), em contato com Wilka Rodrigues, Diretora do Hospital Distrital de Itaporanga, esta nos revelou que os advogados de seu pai entraram com a petição de recurso no início desta semana e, agora, estão aguardando uma nova decisão da doutora juíza para até o dia 30, prazo final para realização de convenção partidária. Esta decisão virá com a liberação da filiação ou com a manutenção da sentença anterior. Segundo, ainda, Drª Wilka o caso é que seu pai não foi notificado, como estabelece a lei, sobre a sentença tomada no final do mês passado. "Estamos aguardando uma nova decisão para o início da próxima semana", disse Drª Wilka.
Como já é sabido, o ex-prefeito Will anunciou rompimento no início desta semana com o esquema do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), que é candidato à reeleição. Will se colocou à disposição para ser vice na chapa oposicionista encabeçada pelo ex-vereador Audiberg Alves (PTB), enquanto, Zé Armando (PSB) colocou seu nome para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. 

Nenhum comentário: