sábado, 9 de fevereiro de 2013

DER prevê alta de 6,15% na tarifa intermunicipal e reajuste vai ficar bem acima da inflação

Não adiantou de nada a intervenção feita pela presidente Dilma Rousseff para forçar uma queda no preço da tarifa de energia elétrica, pois o fantasma da inflação já começa a bater à porta dos brasileiros com alta dos preços. Começou com o aumentou da gasolina e do diesel, dado pela Petrobrás, o que acontecerá com transportes  e outros. Aqui na Paraíba, o preço da tarifa das passagens intermunicipais deve sofrer alta "bem acima da inflação". Ou seja, o preço de uma passagem de João Pessoa - Itaporanga / Itaporanga - João Pessoa que estava na casa dos R$ 76,00 vai aumentar.
A afirmação foi da diretora de Transporte do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), a engenheira Nilza Maria Magalhães. Segundo ela, a planilha de custo de onde vai ser retirado o índice de reajuste, já está sendo desenvolvida e a previsão é que seja concluída na próxima quarta-feira (de cinzas). A inflação oficial medida pelo IPCA chega a 6,15% no acumulado de 12 meses, encerrados em janeiro. Se o DER considerar o índice de janeiro até dezembro do ano passado, os preços sobem menos (5,83%).
Caso a planilha seja fechada na quarta-feira, a diretora de transporte do DER afirmou que será enviada imediatamente ao governador Ricardo Coutinho para ser analisada. "Agora não sabemos se o governador vai dar o reajuste pela nossa planilha, cujo índice de reajuste deve ficar bem acima da inflação", explicou. Após a conclusão da planilha, será realizada uma reunião com o Conselho Executivo do DER. Nilza explicou que os cálculos para definir o preço da nova tarifa são feitos com base em alguns gastos como o do diesel, que no mês passado sofreu aumento de 5,4%, da frota e da renovação dos veículos.

Nenhum comentário: