segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bento XVI vai renunciar ao pontificado no próximo dia 28 de fevereiro; ele alega que sua saúde já não é adequada para o exercício do cargo.

O Vaticano confirmou na manhã de hoje que o papa Bento XVI vai renunciar ao posto de líder mundial da Igreja Católica no próximo dia 28 de fevereiro. Ele anunciou em latim a decisão pela primeira vez durante uma reunião de cardeais no Vaticano nesta segunda-feira (11). Em comunicado, o Papa disse que tomou a decisão por considerar que sua condição de saúde já não era adequada para continuar no cargo. 
"Após ter repetidamente examinado minha consciência ante Deus, eu tive a certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, não são mais ideais para um adequado exercício do ministério Petrino", disse o Papa em comunicado. A decisão de Banto XVI é uma grande surpresa para a comunidade católica e para a imprensa mundial, uma vez que, apesar de rumores, não havia sinais de que ele estava prestes a renunciar. Na semana passada, um porta-voz do Vaticano disse que boatos de que Bento XVI eram "criações infundadas de alguns jornalistas".  
Bento XVI, 85 anos, se tornou Papa em abril de 2005. Ele substituiu João Paulo II, que morreu no mesmo mês. Ao contrário do atual pontífice, João Paulo II permaneceu no posto mesmo doente até sua morte, aos 92 anos. O último Somo Pontífice a renunciar foi Gregório XII, em 1415. Um novo Conclave deve agora ser convocado para que o próximo Papa seja escolhido. Bento XVI deveria vir ao Brasil em julho deste ano para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. (Terra)

Nenhum comentário: