sábado, 16 de fevereiro de 2013

Prefeito Nilson Lacerda buscar firmar acordo com fundação comandada pelo grupo Braga pra permitir funcionamento de hospital em Conceição

O prefeito Nilson Lacerda (PSDB) disse, em entrevista neste sábado (16), que agora está mais tranquilo com relação ao funcionamento do Hospital Municipal, haja vista, que a fundação privada, que é gerida pelo grupo liderado pelos Braga, hoje oposição na cidade após 50 anos no poder, resolveu liberar o aluguel da estrutura em que localiza-se àquele nosocômio [Hospital e Maternidade Caçula Leite] que estava sujeito a fechar as portas em razão do impasse, gerado desde o início do ano. 
O caso é o seguinte: a estrutura que abriga os serviços de saúde no município, a exemplo do hospital, dentre outros equipamentos, foi repassada pelo Estado [à época em que o governador era o hoje deputado Wilson Braga, ou seja, na década de oitenta do século passado] para uma fundação, que é comandada pela Família Braga. Desde então, como o grupo dominou Conceição por 50 anos cujo ciclo terminou ano passado com a saída da ex-prefeita Vani (irmã de Wilson), a fundação passou a colocar obstáculos para alugar a estrutura ao novo prefeito. O resultado seria uma série de prejuízos enormes para a população. 
Conforme Nilson, embora mantido e equipado com recursos públicos desde seu início, o hospital é controlado por uma fundação privada e pertencente a Família Braga, estava querendo alugar a estrutura hospitalar à Prefeitura por R$ 12 mil mensalmente. Os Braga até que permitiram que a Prefeitura, agora comandada por um adversário polítoco, continuasse gerindo o hospital, mas deram um prazo de 30 dias para que Nilson decidisse se aceitava ou não a proposta. Se no final desse prazo, a Prefeitura não definisse pela locação eles [os Bragas] pretendiam fechar o nosocômio, segundo o prefeito, que alegou não ter condições de pagar o valor exigido pelo aluguel.
Ainda no fim de dezembro passado, o prefeito em conversa conosco revelou que seria iminente a confusão a ser criada devido esse quiprocó, entretanto, afirmando ele estar aberto ao diálogo até um consenso quanto ao aporte financeiro que seria destinado para pagar o aluguel [aos Braga] pelo uso dos espaços de toda estrutura do setor de saúde existente no município. Para poder, a partir de agora, investir de forma tranquila no setor, que atende não só à população local, mas também de cidades e distritos vizinhos, Nilson contou que vai firmar um comodado entre a Prefeitura e a Fundação, documentando essa liberação. 
"No primeiro momento a informação que tínhamos era de que [o grupo Braga] não ia passar para o município essa estrutura, mas graças a Deus eles entenderam que Conceição é maior que todos nós e, provisoriamente, foi repassado. Lógico que temos que detalhar essa estrutura de forma melhor. Mas, para tanto, eu preciso ter um comodado entre a prefeitura e a fundação para que o município possa investir nessa estrutura de saúde, e que sem surpresas desagradáveis, aos poucos possamos reestruturar  toda a estrutura", revelou Nilson.    
Para o prefeito, é lamentável que um hospital tenha que passar por constrangimento dessa natureza. "Com relação à estrutura hospitalar, tudo que tem lá no hospital pertence à saúde do município. E lamentavelmente, ao assumirmos é que nos deparamos com essa situação. Pois, num tempo aí batante longo essa estrutura que era do Estado, foi repassada para uma fundação que tem um grupo político adversário como seu gestor particular", concluiu Nilson [na foto ladeado pelo editor e a primeira-dama e secretária de saúde Magnady].

Nenhum comentário: