quarta-feira, 24 de abril de 2013

Prefeitura de Catingueira retira carro dos universitários, confusão segue na Câmara Municipal e só acaba com a chegada da polícia...

Uma confusão quase generalizada por pouco não se tornou em uma tragédia na cidade de Catingueira. De acordo com estudante Maria Helena Gomes Fausto, que procurou a reportagem da rádio Espinharas e do site Patosonline.com, o prefeito da cidade, Albino Félix (PR), retirou o carro que transportava os estudantes daquela cidade para Patos, o que provocou revolta por parte da classe estudantil.
De acordo com ela, o prefeito explicou que o motivo da suspensão do transporte escolar foi por conta que segundo o gestor, existia alguns alunos falando mal da gestão e do prefeito da cidade. Com isso os estudantes se mobilizaram para tentar colocar na câmara municipal um projeto de iniciativa popular que fossem contemplados com a volta do transporte, para isso conseguiram um abaixo assinado com mais de 300 assinaturas.
A reunião para a apresentação do projeto na casa legislativa aconteceu no ultimo sábado, porém uma extraordinária aconteceu nesta terça-feira. Segundo Maria helena, quando os estudantes chegaram ao recinto os vereadores estavam em reunião com o prefeito. Em seguida eles foram informados que só poderiam participar da discussão no plenário, porém apenas a votação aconteceu por parte dos vereadores que anteriormente assinaram para a aprovação do projeto, mas no plenário aconteceu o contrario, a câmara reprovou a ideia.
 
“Depois que vimos a reprovação do projeto fizemos uma manifestação pacífica, o prefeito junto com a sua irmã que secretária de educação, seu tio que é tesoureiro e demais familiares, partiram para agressões físicas, inclusive o tesoureiro mandou que nós arrumássemos carroças para voltarmos aos nossos postos de trabalhos. Nós só não fomos agredidos porque a polícia militar em um trabalho excelente, retirou-os do recinto e nos escoltou na saída da câmara”, contou a estudante.
Ainda com a narração de Maria Helena, um protesto foi realizado na BR-361e teve o apoio dos demais estudantes de outras cidades que se solidarizaram com o caso. “Fomos hostilizados enquanto estávamos protestando, os colegas de outras cidades nos ônibus se solidarizam conosco e os motoristas só saíram do local quando viram que estava tudo sob controle. Vamos fazer outra manifestação amanhã, apelando para as autoridades e os poderes públicos para que intervenham nessa decisão do prefeito”, concluiu Maria.
 
Os vereadores Sueldo Campos e Petrônio Fausto lamentaram o fato acontecido e se mostraram envergonhados com o tratamento dispensado pelo poder executivo para com a classe estudantil de Catingueira. Escute a seguir, alguns vereadores que votaram a favor do projeto: (com patosonline)
 Maria Helena - movimento estudantil de Catingueira - 24.04.13.MP3
 Sueldo Campos (Transporte escolar em Caatingueira) - EN 24-04.mp3
 Humberto Pires (Transporte escolar em Caatingueira) - EN 24-04.mp3
 Petrônio Fausto (Transporte escolar em Caatingueira) - EN 24-04.mp3

Nenhum comentário: