quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Pesquisa Vox Populi: Cássio tem 52% dos votos pra governador; RC caiu e tem a maior rejeição, enquanto, Veneziano tá no jogo. Seis municípios do Vale do Piancó foram pesquisados...

Foi divulgada na noite de ontem (08) pesquisa do Instituto Vox Populi, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), sobre intenções de votos para a disputa eleitoral vindoura na Paraíba. De acordo com o levantamento, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera a disputa para o governo com 52% dos votos. O atual governador Ricardo Coutinho (PSB) teria 25% e o senador Vital do Rêgo (PMDB) aparece com 10%.
Em outro cenário, quando é substituído o nome do senador Vital pelo do irmão - o ex-prefeito de Campina Grande - Veneziano, Cássio cai para 50% dos votos, Ricaro Coutinho sobre para 26% e Veneziano aparece com 12%.  Brancos e nulos somam 10% e outros 5% ainda não sabem em quem votar ou não reponderam ao questionário. A margem de erro estimada é de 2,5 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%.
Um dado que vale ser destacado é quando comparado números da pesquisa realizada no mês de abril passado com a de setembro foi registrado uma queda brusca no percentual obtido pelo governador Ricardo Coutinho, enquanto, Cássio sobe. Cássio obteve em abril 46% e em setembro chegou à 52%; Ricardo Coutinho em abril obteve 31% e em setembro caiu pra 26%; Vitalzinho em Abril obteve 9% e em setembro caiu pra 8%.
Já quando Vitalzinho é substituído pelo nome de Veneziano, o resultado é o seguinte: Cássio obteve em abril 44% e em setembro subiu pra 50%; Ricardo Coutinho obteve em abril 30% e em setembro caiu pra 26%; enquanto Veneziano em abril obteve 12% e em setembro caiu pra 11%.  
Num cenário sem o nome de Cássio, o resultado é o seguinte: Ricardo Coutinho teria 42%, o senador Cícero Lucena (PSDB) ficaria com 15% e o Vitalzinho alcançaria 13%; Já com o nome de Veneziano, o resultado fica assim: Ricardo Coutinho cai de 47% para 40%; Cícero Lucena sobe de 11% para 14%; e Veneziano (também) sobe de 17% para 18%.  
No quesito rejeição, o governador Ricardo Coutinho é o que obteve o maior percentual. Cássio ficou com a menor rejeição (9%), seguido de Cícero Lucena (11%), Veneziano (16%), Vitalzinho (17%) e RC (com 23%). 
Vox
Vene
A pesquisa do Vox Populi também ouviu os eleitores sobre a disputa para senador. Na espontânea, os mais citados foram Cássio Cunha Lima, Cícero Lucena e Wellington Roberto (PR), com 3% cada. Em seguida vem José Maranhão com 2%. Outros 4%, nenhum 14% e não soube responder 70%. Já na estimulada, o nome de Rômulo Gouveia (PSD) aparece com 20%, seguido de Cícero Lucena (19%), Wilson Santiago (14%), Luiz Couto (8%) e Wellington Roberto (5%). Ricardo Marcelo (PEN) foi citado por 3% dos entrevistados. Ninguém, branco e nulo ficaram com 19%. Não soube responder 12%.
O levantamento de campo foi realziado entre os dias 21 e 25 de setembro. O Vox Populi adotou amostra estratificada por cotas, com o total de 1.600 entrevistas, para obter representatividade para o conjunto do Estado. Dentre os municípios do Alto Sertão Paraibano, pesquisados, estão seis municípios do Vale do Piancó: Aguiar, Coremas, Diamante, Itaporanga, Piancó e Santana de Mangueira.

Nenhum comentário: