quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Morto em acidente de carro nesta madugrada, chefe da Casa Militar do Governo, coronel Chaves um ser humano íntegro, admirado e respeitado.

Coronel Chaves e Major Terceiro em uma das várias visitas que me fizeram
É com profundo sentimento de pesar e abalado mesmo que neste instante registro sobre o trágico acidente automobilístico, ocorrido às 3h desta madrugada, que resultou na morte do meu amigo coronel Fernando Chaves, 49 anos - chefe da Casa Militar do Estado. 
Recebi a notícia por volta das 8h, quando parei na cidade de Nova Olinda para enterro do ex-prefeito João Raimundo, numa viagem que seguia para Serra Talhada (PE). Do outro lado da linha outro grande amigo meu e mais ainda do coronel, o major Terceiro - comandante do 14º Batalhão de Sousa, me informou do ocorrido, já que deduzia ele que eu não sabia do que se passava.
Tinha uma relação muito boa com o coronel Chaves e sua partida é uma perda irreparável pelo ser humano que foi neste plano. Íntegro, cortês, amigos dos amigos e um diplomata como poucos. Foi um exemplo de profissionalismo e um ser humano fantástico com um coração maior que ele próprio... Admirado e respeitado por todos seus companheiros. E amigo que é amigo agente trata como irmão. Assim como tenho vários outros amigos na Briosa, à exemplo do coronel Souza Neto, coronel Plutarco, coronel Campos, major Anchieta, major Jurandir, Souto, dentre tantos.
 
Com o coronel Chaves, coronel Plutarco e o major Jurandir, no início do ano em Piancó; e acima, em seu gabinete no Palácio da Redenção, nas várias visitas que lhe fazia sempre que estava em João Pessoa...
O coronel esteve em minha casa, dois anos atrás, quando passei por problema de perda na família. Conversamos bastante. Sempre que possível trocávamos ideias sobre diversos assuntos. Uma perda que estou sentindo bastante, assim como os inúmeros amigos e admiradores que ele conquistou em sua jornada.
Um dos melhores quadros que a Briosa Polícia Militar da Paraíba tinha. Começamos nossa amizade lá pelos idos de 2003, primeiro governo Cássio, quando ele comandava o 6º Batalhão de Cajazeiras e então tenente Terceiro, comandava a Companhia de Conceição. De lá pra cá nos tornamos muito amigos. Nos falamos pela última vez no início do mês e ele não mudava jamais seu jeito de ser, que à todos encantava. 
 
E se foi de forma trágica e repentina. O acidente aconteceu já na entrada de Patos, nas proximidades do Motel Dalas, quando ele seguia de Sousa para João Pessoa. O Coronel Chaves seguia em uma Toyota modelo SW4, de cor preta e placas (OGC-2328-Cabedelo-PB), quando colidiu frontalmente com o veículo modelo Siena de cor prata e placas (KVO-2411-Nilópoles-RJ). Com o impacto, os dois condutores foram a óbito ainda no local: além do coronel, um jovem de 29 anos também morreu no local.
O Coronel se dirigia à Patos para participar de uma solenidade militar de passagem de comando, do Policiamento Regional II (CPR-II), área do Sertão, que aconteceria  na Câmara Municipal de Patos, nesta quarta-feira, (27), às 16h. Já o outro veículo envolvido era um Siena e seguia sentido Patos/Alto Sertão. O Polícia Rodoviária Federal esteve no local e irá investigar as causas do acidente.
Seu corpo esta sendo embalsamado, agora à tarde, no IML em Patos, será em seguida transladado para João Pessoa, onde receberá últimas homenagens, com cortejo fúnebre em cima da viatura do Corpo de Bombeiros, até o Parque das Acácias - no Bairro de José Américo.
Ex-assessor Militar da Assembleia Legislativa, o Coronel Chaves foi Comandante da 4ª Cia do 1º BPM em João Pessoa no ano de 1994, Comandante da 2ª Cia do 6º BPM em Sousa em 1997, ainda comandou  em 2012 a 4ª Cia do 1º BPM na Capital e ainda foi comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, em Cajazeiras (quando chegou a prender e algemar o então candidato a deputado estadual Jeová Campos, do PT, no 1º turno das eleições 2006) e, na gestão do então presidente Inaldo Leitão.

Nenhum comentário: