segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Presidente da UBAM, Leonardo Santana acusa Wilson Santiago de plágio em projeto de Zona Franca e pede no TRE direito de resposta

O candidato ao senado Wilson Santiago (PTB) foi acusado pelo presidente de honra da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, de plagiar indevidamente a proposta de criação da Zona Franca do Semi-Árido. Santana garante que fez o registro do projeto no cartório Toscano de Brito, no dia 18 de janeiro de 2009 e criticou Santiago por expor a proposta como se fosse de sua autoria, em horário eleitoral, com 'o intuito de angariar votos, sem exibir o verdadeiro autor da proposta'.  
De acordo com Leonardo, foi feita uma solicitação, em 2011, ao então senador para apresentar a proposta, mas não esperava que o ex-senador usaria tal projeto como 'trampolim eleitoral'. Santana explicou ainda que o projeto original que ele elaborou foi apresentado na PEC 18/2011, na qual deveria ser inserido o município de Soledade como o Pólo principal da Zona Franca, com o fim de beneficiar todo Cariri, Curimataú e Sertão. Além da acusação de 'cópia' do projeto, o presidente da UBAM também reclamou que o candidato modificou o texto original e excluiu toda essa região para 'beneficiar somente o município de Cajazeiras', seu principal reduto eleitoral.
A propaganda eleitoral com a proposta de criação do pólo, apresentada no primeiro dia de guia eleitoral, diz 19, causou revolta na população e lideranças de Soledade que apresentaram um voto de repúdio ao ex-senador. O presidente garantiu que vai recorrer à Justiça Eleitoral pedir o direito de resposta no programa eleitoral do candidato para 'esclarecer ao povo da Paraíba quem é realmente o autor da proposta e as mudanças que deveriam ser feitas no projeto'.
Santana ainda afirmou que no projeto origianl, as Zonas deverão ser instalada nas cidades de Soledade (Paraíba), Limoeiro do Norte (Ceara), Mossoró (RN), Serra Talhada (Pernambuco), Própria (Sergipe), Batalha (Alagoas) e Diamantina (Minas Gerais). Leonardo Santana é candidato a deputado federal, pelo PP que integra a coligação 'A Vontade do Povo' - a mesma de Wilson Santiago (PTB).

Nenhum comentário: