sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Antônio de Chil vira nome de Rua em Itaporanga após aprovação dos vereadores...

Foi aprovado, na sessão da noite de ontem, na Câmara Municipal de Itaporanga projeto de lei, de autoria da vereadora Izabelle Mendes (PSDB) denominando uma rua da cidade com o nome do saudoso Antônio de Chil. Famoso pelas décadas de sua vida dedicada à atividade farmacêutica. Chamado o 'médico dos pobres', seu Antônio de Chil viveu até 96 anos de idade e a população mais velha não esquece dos remédios da Farmácia Santo Antônio - na Av. Getúlio Vargas.
A farmácia foi montada primeiro em São José de Caiana, cidade que ele ajudou a construir. Chegou ao local na década de 50 para tomar conta da propriedade de um amigo, mas sua missão na terra caianense foi além da agricultura. Com o apoio da população, seu Antônio de Chil fez a igreja, o mercado e muitas outras obras que ajudaram a povoar e a desenvolver o vilarejo, que depois se tornou distrito e, em seguida, município, emancipando-se politicamente. Ligado ao então deputado federal Praxedes Pitanda, seu Antônio de Chil exerceu o cargo de vereador na Câmara Municipal de Itaporanga - representante do distrito do Caiana, à época pertencente ao município de Itaporanga.
Ele teve oito filhos, dentre os quais o bioquímico Gaudêncio Mendes, ex-secretário municipal da Saúde [Gestão Djaci Brasileiro 2009-2012e ex-diretor do Hospital Regional de Itaporanga, e a professora Júlia Mendes, ex-secretária municipal da Educação [Gestão Will Rodrigues 2001-2004]. 

Nenhum comentário: