domingo, 8 de novembro de 2015

Itaporanga: Após Neném de Adailton sugerir sua renúncia por falta de ações para enfrentar falta de água, Audiberg rebate e diz que ele esquece que tem um irmão secretário de Infraestrutura e a esposa vice-diretora de escola...

Eles foram aliados/eleitos juntos na mesma coligação, mas hoje são fortes adversários. E a contenda entre os dois começa a ficar mais acentuada dando realidade ao que se desenhava meses atrás. Na última quinta-feira (5), durante sessão da câmara municipal, o presidente Neném de Adailton criticou a atual gestão municipal em Itaporanga pela 'ausência' de ações para atenuar problemas causados com a falta de água tanto em áreas da cidade como no campo.
Segundo ele, o prefeito poderia diminuir a locação de veículos e aluguel de imóveis para investir em ações nesses sentido e recomendou que renunciasse ao cargo, caso não consiga dar uma resposta satisfatória para o problema. "Não é aceitável o prefeito alegar falta de recursos para perfurar poços e locar carros-pipas para socorrer o povo... Se ele não tem condições de resolver o problema, renuncie ao cargo para que outro venha e faça", disse Neném.
O prefeito Audiberg Alves não deixou por menos e, através de nota enviada à imprensa, foi pro enfrentamento político, após elencar diversas ações que tem feito para o enfrentamento da questão hídrica. “O que é que o presidente da Câmara está fazendo? O prefeito e seus secretários fizeram uma contenção de gastos e inclusive reduziram seus próprios salários. O que o presidente da Câmara fez? Qual foi nesse sentido o seu serviço prestado à população? Eu sei que no dia 20 de cada mês eu tenho que creditar 127 mil reais na conta da Câmara Municipal, sem faltar sequer um centavo. Querer usar uma crise hídrica a nível nacional para obter dividendos políticos isso é claramente um jogo sujo”.
Com relação a sugestão de renúncia, feita por Neném, o prefeito disse: “Como é que o presidente da Câmara pede renúncia ao prefeito se o próprio irmão dele é secretário de Infraestrutura e está com o prefeito? Então isso significa que ele está falando à toa. Como é que ele quer a renúncia do prefeito se a própria esposa dele é vice-diretora de uma escola? Eu como prefeito, não uso de meios sujos, porque a sua esposa é uma profissional de alto nível e não misturo política com politicagem”, concluiu.
Audiberg diz na nota que a crise hídrica é um problema nacional, mas que tem feito ações para enfrentar esse problema com a distribuição de água em áreas urbanas e comunidades rurais através de cinco carros-pipas coordenados pelo Exército, dois em parceria com o governo do estado e um do próprio município. "Além disso, perfuramos vários poços espalhados pelas comunidades e ao mesmo tempo, oportunizamos essas comunidades e também na zona urbana, caixas d’água de 5 mil litros. As nossas máquinas estão trabalhando e abrindo bebedouros para os animais nas áreas rurais”, pontuou o prefeito.
Lembra que conseguiu junto ao governo do estado quatro poços, que já estão perfurados cujas bombas serão instaladas em breve. O atraso, segundo o gestor, se deu porque foi preciso fazer primeiro uma análise da qualidade da água para depois disponibilizá-la a população. E diz que está sempre em contato com a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos para agilizar os trabalhos da adutora de engate rápido de Nova Olinda para suprir a necessidade de água em Pedra Branca e Itaporanga.
O prefeito lembra também que participou do plano de enfrentamento à seca, produzido pelo estado, que constitui a implantação dessa adutora, além de barragens subterrâneas, poços artesianos e tubulares, cisternas, mas que infelizmente não teve início ainda. Ele alega que o governo do estado também tem as suas dificuldades e, referente a isso, não pode determinar as obras que são de incumbência do estado. Mas tudo aquilo que depende do próprio município, ele tem feito.

Nenhum comentário: