domingo, 8 de novembro de 2015

João Pessoa sedia a partir desta segunda o Fórum de Governança da Internet que é promovido pela Secretaria Geral da ONU

Desde o meio – dia deste domingo (8) ensolarado tremula no Centro de Convenções de João Pessoa a bandeira da Organização das Nações Unidos pela primeira vez em toda a história da Paraiba sediando temporariamente um Território internacional em pleno solo da Paraíba abrigando a mais importante discussão no Mundo sobre Governança na Internet.
O governador Ricardo Coutinho, secretários de Estado, ministros e outras autoridades participam nesta segunda-feira (9), do "Day 0" da 10ª reunião anual do Fórum de Governança da Internet, que acontece a partir das 14h, no Centro de Convenções de João Pessoa. O "Day 0" é uma das atividades do fórum e é assim chamado por ser organizado pelo país sede um dia antes do início oficial da programação da Organização das Nações Unidas (ONU). 
A secretária executiva da Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio, informou que o "Dia 0" tem uma programação que concentra 17 atividades paralelas de iniciativa do país que hospeda o evento. "A pauta brasileira foi feita em conjunto com o Ministério das Comunicações e iremos discutir especialmente a agenda da internet pós-2015 e os desafios da inclusão digital do próximo bilhão de pessoas no planeta", relatou a secretária. Ela acrescentou que no Brasil, metade da população tem acesso à internet e a outra metade busca a inclusão - mais um desafio a ser tratado por políticas públicas em parceria com a iniciativa privada.
Entre outros temas a serem tratados estão o fortalecimento do modelo multissetorial, neutralidade da internet e disponibilidade de serviços. Representando a presidente Dilma Roussef, estarão o ministro das Comunicações, André Peixoto Figueiredo Lima; e o ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Celso Pansera. A partir desta reunião, é gerada uma carta das autoridades presentes na reunião realizada em João Pessoa com as recomendações das autoridades brasileiras à ONU.

IGF 2015 - Cerca de 2.300 pessoas, entre estrangeiros e brasileiros, participarão da décima reunião anual do Fórum de Governança da Internet da ONU (IGF), promovido pela Secretaria-Geral da ONU e acolhido pelo Governo do Brasil, que acontece de 9 a 13 de novembro em João Pessoa, no Centro de Convenções. O evento terá como tema "Evolução da Governança da Internet: empoderando o desenvolvimento sustentável".
O Fórum de Governança da Internet é um fórum multissetorial, democrático e transparente que promove debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos importantes da governança da Internet. O IGF fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores envolvidos na governança da Internet, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), bem como outras instituições e indivíduos com especialidade comprovada e experiência em assuntos relacionados à governança da Internet.
O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas no ano de 2006, pelo então secretário-geral, Kofi Annan, e vem sendo realizado anualmente em vários países. Mais informações podem ser encontradas nos endereços http://www.igf2015.br/pt-BR/index.html e http://www.intgovforum.org.

Nenhum comentário: