A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou, nesta terça-feira (04), o bloqueio de 329 bolsas de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior Federais da Paraíba. Em todo o país, foram cortadas 2.724 bolsas em mestrado, doutorado e pós-doutorado. O congelamento não afeta as bolsas em vigor, os bolsistas atuais não serão prejudicados. A medida que os atuais bolsistas concluírem as pesquisas, as bolsas deixarão de ser ofertadas.
Na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, que ofertava 165 para mestrado, com o bloqueio, passa a oferecer apenas 54. Para doutorado, foram bloqueadas 12 bolsas, sendo apenas seis disponibilizadas após o anúncio. As vagas para bolsistas pós-doutorandos na instituição também foram reduzidas na metade – agora, a unidade oferece uma bolsa.
No campus em Areia, a UFPB teve nove bolsas congeladas para mestrado e agora oferece apenas 4. Para pós-doutorado, duas vagas foram cortadas, sobrando uma. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) disponibilizava de 27 bolsas para mestrado e agora, serão apenas 9.
Já na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que antes disponibilizava 177 bolsas para mestrado, agora irá dispor de apenas 55. Para a formação de doutorado, a UFCG teve o bloqueio de 61 bolsas e o pós-doutorado teve bloqueio de 50%, restando agora duas bolsas.
O objetivo é, com esta e outras ações, cumprir o contingenciamento de R$ 300 milhões previstos para a Capes em 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário