domingo, 2 de junho de 2019

Renan Maracajá ,vereador mais votado de CG, e Ricardo Pereira conversam sobre a busca por renovação política que vem dando certo através grupos independentes

Na semana que passou tivemos uma conversa bastante produtiva e enriquecedora com o vereador campinense Renan Maracajá, que disputou pela primeira vez sendo o mais votado (4.977 votos) em 2016. A troca de experiência foi destacada pelo fato dele desenvolver na 'Rainha da Borborema' trabalho semelhante que desenvolvemos na 'Rainha do Vale' - Itaporanga, com relação a busca por renovação política. 
Saindo de maneira isolada, pelo DC naquela eleição, seu grupo elegeu, além dele, outros três vereadores: Márcio Melo, Rui e Saulo Germano, formando a maior bancada dentre os 23 vereadores eleitos. Assim como o Grupo Independente (GI) que fez a maior bancada, 2 vereadores dentre os 11 eleitos em Itaporanga.
Em verdade, o jovem advogado Renan Maracajá faz trabalho especialmente na área da saúde há uma década sendo reconhecido pelos campinenses o que contribuiu para ele disputar um mandato eletivo. Sua eleição foi uma resposta por esse trabalho nos bairros, próximo de sua residência, como Liberdade, Jardim Paulistano e Tambor. Isso com outro Maracajá (Napoleão) na disputa com ótima votação (3.244 votos), mas não sendo suficiente para se reeleger pelo PCdoB.
Aliado do prefeito Romero Rodrigues (PSD), a eleição de Renan realça disposição de renovação na política, haja vista, estar fora do eixo tradicional de sobrenome Cunha Lima e Vital do Rego. O objetivo para 2020 é aumentar a bancada mirando a disputa por um mandato de deputado estadual em 2022. Sua família sempre apoiou o deputado João Henrique (PSDB).
Renan deve migrar até março de 2020, período da janela para troca partidária, junto com o grupo, do DC para o PRB que é presidido por seu pai - o executivo Tertuliano Maracajá, após convite do deputado federal Hugo Mota. "Atuamos bastante na redondeza onde eu moro, que é onde tenho maior prestação de serviço. Isso é uma reflexão de um trabalho de 12 anos que vem dando certo", pontuou.
"O povo quer uma renovação e mudança, quem não enxergar isso será tragado. No Brasil todo há esse sentimento. A nossa responsabilidade é mostrar essa necessidade (por renovação), como vocês (Ricardo) fazem lá em Itaporanga. O nosso trabalho é plantar essa semente para honrarmos a confiança dada pelo povo, no exercício do mandato", disse o vereador. 
Renan Maracajá é autor de projetos importantes que recebe reconhecimento da população, a exemplo, do projeto de lei sobre o diagnóstico precoce da síndrome de Down em crianças. Nele os hospitais públicos e privados terão por obrigação fazer o diagnóstico em recém-nascidos e comunicar, imediatamente, se há ou não a doença às instituições especializadas que tratam da síndrome no município.

Nenhum comentário: