sábado, 30 de abril de 2011

Inicia amanhã 38ª edição do "Poeirão" de Itaporanga, que é o maior evento de futebol amador da Paraíba

Tem início neste domingo (1º/05) a 38ª edição do "Poeirão" de Itaporanga, o maior evento de futebol amador da Paraíba, que é disputado durante 15 dias por mais de 130 equipes. Promovido pelo Atlântida Esporte Clube, presidido atualmente por Damião Pereira (foto), é uma tradição iniciada pelo ex-presidente daquele sodalício: Heleno Feitosa Costa. 
Parceira do evento, a Prefeitura Municipal de Itaporanga ultimou, hoje (30), todos os preparativos para deixar o palco da festa: Estádio "José Barros Sobrinho - O Zezão", totalmente recuperado ganhando pintura e gramado novinhos em folha. Inclusive, a edilidade atendeu um pedido que todos os anos era feito pelos desportistas e a população, ao construir uma calçada (fotos abaixo) do lado externo do gramado.
A iniciativa, além de acabar com o lama acumulada no pé do alambrado, em época de chuvas, irá servir de pequeno espaço de caminhada. Mas, o prefeito Djaci Brasileiro já sinalizou para construção, mais na frente, de uma pista de caminhada em torno do gramado para que as pessoas que hoje caminham no acostamento da BR-361 façam suas atividades físicas dentro do estádio com total  espaço, segurança e tranquilidade.
A cada ano o "Poeirão", que comemora o Dia do Trabalhador, se agiganta em todos os sentidos, levando as equipes a invetir mais em seus atletas devido a presença de 'olheiros' de clubes do Brasil inteiro, já que o torneio exporta craques para brilhar em gramados de todo o país e até do exterior. No ano passado, o time campeão (O Jurema) levou para casa, dentre outros brindes, um prêmio em dinheiro de R$ 3.500,00 mil.
Vale ressaltar que o troféu do campeão é doado todos os anos pelo empresário Cícero Carneiro Neto, proprietário do Novo Mundo Center, que este ano tem mais de 2,5 metros de altura. "Com o crescimento registrado à cada ano, o poeirão representa muito para Itaporanga pela sua importância e nós agradecemos o trabalho que feito pela prefeitura, ao entregar o campo em ordem para o início do torneio", disse Damião Pereira.
Em resumo, o torneio é um encontro marcante entre as zonas urbana e rural já que os atletas em sua grande maioria vem de times dos sítios. Sem falar, que se transforma também num grande evento político por conta da peregrinação de lideranças políticas de destaque estadual durante a abertura do torneio.  

Nenhum comentário: