domingo, 20 de maio de 2012

Unimed: Alexandre Magno dá 'golpe de misericórdia' em Aucélio Gusmão

Eleito em 18 de março deste ano para a presidência da Unimed-João Pessoa, o hematologista Alexandre Magno não se contenta apenas com o fato de ter imposto derrota ao adversário histórico, o cardiologista Aucélio Gusmão (de paletó), que passou um período de 20 anos de poder na mais importante cooperativa médica da Paraíba. Gusmão pode esperar: vem por aí um 'golpe de misericórdia' de Alexandre contra o último "bunker" de sua resistência política dentro do segmento.
A pauta de um discreto edital publicado pela direção da cooperativa na capital na passada área dos classificados de jornais paraibanos, contudo, deixa em dois pontos esse posto de resistência de Gusmão está com os dias contados.Serão discutidos na reunião dois cenários: a possibilidade de que o ex-presidente da Unimed-JP renuncie ao cargo na Federação e, em caso contrário, será proposta uma desfiliação em massa das cooperativas.
O fato é que, embora tenha perdido o poder na cooperativa em João Pessoa, Aucélio Gusmão já tinha tomado providências para montar um plano B. Uma reeleição que deveria ter ocorrido também em maio foi antecipada por ele para fevereiro deste ano: a presidência da Federação Paraibana das Unimeds - formada pelas unidades singulares de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras. Na condição de ainda presidente da poderosa Unimed-JP, não foi difícil para Gusmão garantir sua eleição para o cargo. Uma situação ou outra não é nada confortável para o médico Aucélio Gusmão. Há fortes indícios de que ele não está nem um pouco disposto a entregar o cargo de bandeja nas mãos dos adversários.
Neste caso, a desfiliação das cooperativas integrantes da federação será fatal para a gestão dele na entidade. Só a Unimed-JP, por exemplo, representa cerca de 70% das receitas da federação paraibana. A de Campina Grande, tem uma participação na ordem de 20%, enquanto que as outras - Sousa, Patos e Cajazeiras - respondem pelos 10% restantes. A de Guarabira não entra na lista por um detalhe: com dificuldades financeiras, ela foi absorvida pela gestão de Gusmão, que comprou sua carteira e a integrou à Unimed-JP. (com Marcos Alfredo)

Nenhum comentário: