segunda-feira, 30 de julho de 2012

UEPB abriu inscrições para vestibular 2013 com oferta de 5,2 mil vagas

As inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba começam hoje. Este ano, a UEPB está oferecendo 5,2 mil vagas, sendo que 50% serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e os outros 50% serão para candidato que optarem pela cota de inclusão e pela cota universal. As inscrições prosseguirão até o dia 15 de agosto e a Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) espera que sejam inscritos mais de 30 candidatos somente no vestibular tradicional, que está ofertando 2.856 vagas. As provas serão realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro nos oito campi da instituição.
Já os alunos que estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enen) poderão se cadastrar as vagas oferecidas ao Sisu, após a divulgação do resultado do exame. "Para que os alunos não se confundam, as inscrições que começam na segunda-feira se referem às vagas do vestibular tradicional da UEPB. São um total de duas mil e oitocentos e cinquenta e seis vagas distribuídas nos 41 cursos de graduação que a UEPB oferece. Lembramos também o estudante que está inscrito no Enen, também pode concorrer às vagas do vestibular tradicional", explicou a presidente da Comvest, Ana Alice Rodrigues Sobreira.
Segunda ela, das 5,2 mil vagas ofertadas no Vestibular 2013, representa um aumento de quase 35% em relação ao total oferecido no ano passado, quando foram ofertadas 3.858. Ana Alice explicou que as inscrições que terão início nesta segunda-feira são para os estudantes que desejam concorrer as 2.856 vagas do vestibular tradicional. Ela disse que ao todo, mais de 23 mil conseguiram isenção da taxa. Os candidatos que não foram contemplados com o benefício terão que pagar uma taxa de R$ 90. 
A reitora da UEPB Marlene Alves afirmou que a ideia é até 2015 aderir 100% ao Sisu, acabando com o vestibular tradicional. Ela disse que a forma de adesão será gradativa até o vestibular de 2015: "Ano passado foi oferecido 25% do total de vagas, esse ano ampliamos para 50%, no vestibular de 2014 deve aumentar para 75% até que em 2015 deve-se fechar com 100% do total de vagas. Essa adesão tem que acontecer de forma gradativa, porque a UEPB tem o o vestibular tradicional e não podemos acabar com ele de uma hora pra outra. Estamos optando pelos Sisu porque representa também uma forma segura e democrática para acesso do estudante ao ensino superior", frisou a reitora.

Nenhum comentário: