quarta-feira, 8 de abril de 2015

Detran-PB suspende mais de 300 carteiras de motorista em menos de três meses

Desde janeiro até a última sexta-feira (27), 319 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa na Paraíba, uma média de quatro ocorrências por dia. A maioria foi de carteiras de motoristas dirigindo sob a influência do álcool.
No ano passado, 1.164 CNHs foram suspensas pelo acúmulo de 20 pontos ou por infrações em que a carteira é apreendida imediatamente. Além de dirigir sob a influência do álcool, os principais casos de suspensão na Paraíba foram de carteiras vencidas, habilitação para veículo diferente do autorizado e motociclistas sem uso do capacete, considerado um equipamento de segurança obrigatório para trafegar sobre duas rodas.
Nos casos de suspensão por acúmulo de 20 pontos em menos de um ano, o motorista é notificado e caberá a ele entregar a CNH ao Detran-PB. O motorista será obrigado a participar do Curso de Reciclagem a ser realizado nas autoescolas credenciadas e em 30 horas de aulas terá noções de Direção Defensiva, Legislação de Trânsito, Primeiros Socorros e Relacionamento Interpessoal. 
O tempo de suspensão varia de um mês a um ano, determinado pelo órgão ou pelo tipo de infração; no caso de dirigir sob efeito de álcool, por exemplo, é de um ano. Se for flagrado dirigindo com a carteira suspensa, o motorista terá a CNH cassada e ficará obrigatoriamente dois anos sem poder dirigir.

Nenhum comentário: