quarta-feira, 8 de abril de 2015

Executiva do PTB desdiz presidente Cristiane Brasil e breca fusão com o DEM...

A Executiva nacional do PTB desautorizou a presidente da legenda, a deputada federal Cristiane Brasil (RJ), e brecou a fusão com o DEM. Sob a alegação de que é preciso “consultar as bases” do partido, os petebistas empurraram a decisão para setembro. Fizeram isso numa reunião que terminou na madrugada desta quarta-feira, horas depois de a Executiva do DEM ter aprovado a junção imediata dos dois partidos.
Contrário ao casamento, Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM no Senado, soltou fogos: “O PTB, partido da base governista, não quer ser confundido com a oposição após manter-se no governo do PT por 12 anos. Uma lição de coerência de onde menos se espera, para dar uma chacoalhada no DEM oposicionista.”
“Não posso deixar de concordar com o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes, quando diz que essa fusão não tem pé nem cabeça”, acrescentou Caiado. “Juntar PTB com DEM seria como juntar Getúlio Vargas com Carlos Lacerda, o maior antagonismo da história política brasileira.”
Na véspera de submeter a proposta de fusão à sua tropa, a cúpula do DEM reunira-se com Cristiane Brasil, a suposta comandante do PTB. Acertaram-se os detalhes. Previra-se inclusive que Cristiane presidiria o novo partido, resultante da fusão. A meia-volta encenada pela Executiva do PTB revela que sua presidente move-se pela cena partidária impulsionada pelo pior tipo de ilusão: a ilusão de que preside. (com Josias de Souza)

Nenhum comentário: