terça-feira, 9 de novembro de 2010

Clubes mudam o regulamento e o Campeonato Paraibano de Futebol começa em fevereiro

O Conselho Arbitral do Campeonato Paraibano 2011 resolveu alterar, ontem à noite, na sede da FPF, o regulamento da edição do próximo ano da competição, que deve começar somente em 6 de fevereiro. No novo formato, que ainda precisa ser regularizado pelo Ministério Público, o campeão de uma primeira fase, disputada em pontos corridos, garantirá uma vaga em uma final. Enquanto isso, os quatro primeiros colocados da primeira etapa disputarão em cruzamento olímpico a outra vaga.
Como o regulamento do Campeonato Paraibano foi alterado para a edição desse ano, o Estadual de 2011 só poderá ser disputado no novo formato caso todos os clubes participantes resolvam em consenso pela mudança e que essa alteração seja aprovada pelo Ministério Público através da confecção de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Isso porque o Estatuto do Torcedor determina que o regulamento de uma competição profissional só poderá ser alterado após dois anos de sua aplicação.
O novo formato, aceito por unanimidade, foi proposto pelo presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, que derrubou a proposta de um simples cruzamento olimpíco entre os quatro primeiros colocados, sugerida pelo presidente do Nacional, José Ivan. “Desta forma, estamos prestigiando o clube que conseguir fazer a melhor campanha durante os 18 primeiros jogos da primeira fase. Das outras formas, ser o primeiro colocado da primeira etapa se resumia a uma pequena vantagem”, declarou Aldeone Abrantes.
Aldeone também sugeriu que o Estadual do próximo ano começasse somente em fevereiro. Com isso, de acordo com o dirigente, os clubes reduziriam um mês de folha salarial com os atletas. Isso porque, sem jogos em janeiro, as equipes poderão se preparar com bastante tempo e sem serem prejudicados pelas interrupções das festas de final de ano. A proposta foi aceita por unanimidade e o Paraibano de 2011 começará em 6 de fevereiro e terminará no final de maio. (JP)

Nenhum comentário: