quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Solenidade comemora 1º aniversário do 13º Batalhão de Polícia Militar sediado em Itaporanga

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (15) uma solenidade que comemorou a passagem do primeiro aniversário de instalação do 13º Batalhão de Polícia Militar, com sede na cidade de Itaporanga. Data que não pode ser comemorada no 12 de novembro passado. O evento contou com a presença do Coronel Carlos Américo, Diretor de Apoio Logístico da PMPB, que representava na oportunidade o Comandante Geral da corporação, Coronel Euler Chaves.
Além do Cel Américo, também estiveram presentes ao evento o Tenente Coronel Dedeu [cmtg do 14º BPM/Sousa], o Major Plutarco [sub-cmtg do 3º BPM/Patos], o Capitão Eugênio [representando o Tenente Coronel Ronildo, cmtg do 6º BPM/Cajazeiras], o Coronel reformado Deuslirio Pires [que o 1º cmtg da Cia de Itaporanga na década de 70] e o Coronel reformado Martins Filho [ex-cmtg da Cia de Itaporanga]. Todos muito bem recepcionados pelo Major Campos, atual cmtg do 13º BPM.
Ainda, marcaram presença as seguintes autoridades civis: o prefeito Anchieta Nóia e o seu vice Neto Tetônio [Pedra Branca]; o prefeito Celino Farias [Igaracy]; a prefeita Maria DuCarmo [Nova Olinda]; os vereadores/presidentes Lídio Carneiro [Igaracy], Eurides Lourenço [Nova Olinda], Damião Alves [Ibiara] e Aglaê Veras [Aguiar], além do vereadores Golinha [Igaracy] e Valdemar [Ibiara]; os Promotores de Justiça Dr. Eduardo Torres e Drª. Jamile Lemos; o Dr. Gleberson Fernandes [Delegado Regional] e Dr. Cristiano [Delegado local]; dentre outros.
 
O Capitão QOC Terceiro, comandante da tropa fez sua apresentação ao Cel Américo e pediu permissão para ser dado início a solenidade, com o cântico do Hino Nacional sob os acordes da banda de Música do 13º BPM que estava sob a regência do maestro Srgt Felipe. Em seguida, foi feita a leitura, pela Mestre de Cerimônias, a 1º Ten Jackeliny Martins, da mensagem de natal aos militares. Ato sequenciado por uma homenagem aos ex-comandantes do 13º BPM, à época em que era Companhia de Polícia Militar: o Cel Deuslírio [1º cmtg], Cel Martins, Major Plutarco e o Major Fernandes [o 1º cmtg do 13º BPM]. Na oportinidade ainda houve entrega de Medalhas de Tempo de Serviço Militar, bem como, de Mérito Operacional. Ato contínuo, o Cabo Honorato foi convocado para fazer uma homenagem em verso e prosa, já que é um cordelista de mão cheia.
 
Logo após, o Cel Américo fez uso da palavra e disse que estava bastante lisonjeado por participar deste momento em que a referida Unidade Militar festeja um ano de instalação assegurando segurança e ordem ao Vale do Piancó, assim como, enfatizou a importância dos novos uniformes e material permanente que era entrega, com novos jogos de algemas para as 30 viaturas do 13 BPM. "É uma honra participar desse momento especial para Polícia Militar e o nosso compromisso em equipar bem a briosa pode ser visto no material permanente e novos uniformes que vocês, valentes e guerreiros policiais militares, recebem neste momento", disse. 
 
Já o Major Campos, durante a sua fala, relatou todo o trabalho que foi desempenhado para as conquistas alcançadas pelo 13º BPM e externou satisfação quanto a implantação da Força Tática, na Unidade: "Somos uma polícia, hoje, melhor conceituada perante a sociedade e isto é fruto de muito trabalho, mas feito com paixão, ética e educação. Conheço cada militar desta Unidade e fico alegre quando apresentamos a população a Força Tática do 13º BPM, vestida com uniforme da Caatinga. Agradeço ao Cel Américo pelo apoio nos dado, por trazer novos uniformes e material permanente, como novas algemas[...]. Digo aos demais poderes constituídos: Legislativo, Executivo e Judiciário, que estamos muito bem preparados para combater a crimanlidade e garantir a segurança em nossa região. Em fim, agradeço sempre a boa acolhida dos cidadãos para com o nosso trabalho", discursou o Major Campos.
No final, a Tropa desfilou em continência ao Cel Américo com a seguinte formação: Banda de Música; Cmtg da Tropa - Capitão Terceiro; Porta Flâmula - Bandeiras; 1º Pelotão/1ª Cia (Itaporanga) - Tenente Paulo; 2º Pelotão/2ª Cia (Conceição) - Capitão Furtado; 3º Pelotão/3ª Cia (Piancó) - Tenente Joseph; 4º Pelotão/ Força Tática - Capitão Cavalcante; seguida de viaturas Motos ROTAM, Força Tática, etc. 
 
 
 
 Em primeiro plano: os coronéis Deuslírio, Martins e Américo e os majores Plutarco e Campos

Nenhum comentário: