quinta-feira, 4 de maio de 2017

Agricultores começam colheita do arroz vermelho no Vale do Piancó

Começa colheita do arroz vermelho na PB
Os agricultores familiares do Vale do Piancó assistidos pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/ Interpa/ Emater, com vinculação à Sedap, começaram a colheita de arroz vermelho, com uma média de duas toneladas por hectare.
Neste ano, a área plantada foi de 635 hectares distribuídos em 15 municípios com a participação de mil famílias, numa estimativa de safra de aproximadamente 900 toneladas. A cultura do arroz vermelho se constitui na principal atividade para a agricultura familiar em municípios do Vale do Piancó, gerando oportunidade de desenvolvimento econômico.
No município de Ibiara, onde a colheita já começou, os extensionistas rurais assistem os agricultores e acompanham a colheita que começou nesta semana nas comunidades Zé Bento, Cosma, Malhada Santa Maria e Lagoa Seca. A colheita do arroz vermelho na Comunidade Zé Bento, por exemplo, apresentou uma boa produtividade.
 
Os agricultores são acostumados ao cultivo desta cultura, com o apoio recebido durante este ano por parte da Unidade Operativa da Emater em Ibiara, através dos extensionistas Francisco Ivantelson de Figueiredo e Francisco Pinto Ramalho.
Conforme a chefe regional da Emater em Itaporanga, Maria de Lourdes Pereira Alves, os agricultores fizeram seus plantios seguindo o calendário agrícola, aproveitando o período chuvoso e recebendo assistência técnica.
No Vale do Piancó os municípios com maior produção são Santana dos Garrotes (líder com uma área de 35% do plantio), seguido de Pedra Branca (20%), Itaporanga e Olho D’água (10% cada). A cultura de arroz vermelho encontra terras férteis no Vale do Piancó, mas no momento os agricultores se preocupam com preços do produto. (com Secom/PB)

Nenhum comentário: