sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Agentes de investigação, escrivães e motoristas aderiram a greve que teve início nesta sexta-feira (28) na Paraíba

Desde a 0h desta sexta-feira (28) os agentes de investigação da Polícia Civil iniciaram uma greve por tempo indeterminado na Paraíba. O presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira (Aspol), Sandro Bezerra, informou que os escrivães e motoristas também aderiram ao movimento. "Hoje 90% dos trabalhos nas delegacias são realizados por esses profissionais", por isso, segundo Sandro, quem necessitar de alguns dos serviços exercidos pela categoria vai se deparar com uma situação complicada. A previsão da Aspol é de que os profissionais dos 223 municípios da Paraíba participem da greve.
O presidente da Aspol explicou que dois pontos estão sendo reivindicados na paralisação. O primeiro é a revogação da Resolução 03/2011 do Conselho Superior da Polícia Civil. A resolução foi publicada pelo órgão no Diário Oficial do Estado no dia 20 de outubro e determina, por exemplo, que agentes e escrivães podem conduzir carros policiais, além de proibir que delegados atribuam a estes profissionais funções que são de responsabilidade da autoridade policial.
A medida causou revolta aos policiais associados à Aspol, que desde o começo do mês realizam a operação “Cumpra-se a Lei”. O objetivo é impedir policiais de exercerem atividades que não seriam específicas de suas funções, ao contrário das recomendações impostas pela resolução do Conselho Superior. “Ela é ilegal pois fere as leis do Código do Processo Penal. A Aspol já entrou com uma ação pedindo a nulidade da ação”, disse Sandro Bezerra.
Outro ponto reivindicado é o cumprimento da Constituição Federal com implantação do subsídio. A categoria reivindica a aposentadoria integral. Além disso os policiais ainda pedem melhores condições de trabalho. “Em alguns locais as munições estão vencidas e isso é um risco. Porque no momento de necessidade a arma pode ficar sem disparar e policial não terá tempo para se defender. Ele está colocando a própria vida em risco”, disse o presidente da Aspol.
Sandro Bezerra informou que ainda que o Governo pode apresentar alguma proposta, mas ela só será votada em assembleia . “Eu ainda estou aguardando um posicionamento do Governo para definir como ficará a nossa situação, mas enquanto isso a greve continua mantida”, finalizou.

Nenhum comentário: