domingo, 23 de outubro de 2011

Médicos do SUS paralisam atividades 3ª-feira suspendendo cerca de mil atendimentos em todo o Estado

Os médicos da Paraíba que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) irão parar as atividades na próxima terça- feira (26), suspendendo cerca de mil atendimentos em todo o Estado. Só na capital 400 procedimentos, entre eles cirurgias eletivas e consultas, deixarão de ser feitos. A assistência de urgência e emergência, entretanto, será garantida.
Conforme o presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba (Sindmed), Tarcísio Campos, a intenção é protestar contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho e de assistência oferecidas no âmbito da rede pública de saúde. O movimento acontece em pelo menos 11 Estados (Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe) do país. Em outros Estados (Santa Catarina, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina), estão previstas a realização de manifestações públicas em protesto contra a precariedade da rede pública.
As ações são coordenadas pela Comissão Pró-SUS, composta por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), em consonância com as entidades representativas locais. Na Paraíba, conforme Tarcísio, a categoria se reúne já no início da manhã em frente ao PAM de Jaguaribe.
No local será realizada panfletagem para informar à população os motivos da paralisação. Segundo a assessoria do Conselho Regional de Medicina - Paraíba (CRM–PB), as secretarias de saúde e as unidades da rede já foram notificadas do movimento. As reivindicações incluem ainda recursos para a saúde, melhor remuneração para os profissionais e estrutura de trabalho.

Nenhum comentário: