terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Admirador da Polícia Militar o pequeno Renan Jefersson é bem recebido e conhece instalações do 13º BPM

 Renan ladeado pelo capitão Elder e pelo major Campos
A rotina de um quartel de Polícia Militar não é fácil. Horários, regras rígidas e disciplina são constantes na vida de policiais militares. Na manhã desta segunda-feira (5), contudo, a rotina dos PMs do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM) ficou mais animada com a visita do pequeno Renan Jefersson [filho do editor] que a convite dos PMs conheceu alguns setores da caserna.
O garotinho ficou empolgado com a possibilidade de conhecer de perto a sede da unidade, haja vista, a amizade que tem com muitos militares, numa recíproca salutar, pois, ele fala querer ser um "polichial". Renan foi muito bem recepcionado pelos policiais e pelo comandante do 13º BPM, o major QOC Campos que ao lado do capitão QOC Elder fez questão de mostrar as instalações do seu gabinete. O garotinho levou sua própria câmera fotográfica para registra o momento.
O garotinho conheceu ainda viaturas operacionais,  setores da secretaria do Batalhão, do Copom, de Munições, etc...Visita desse tipo é muito positiva para que as crianças possam integrar mais com outras pessoas, outras entidades/instituições, em particular a própria polícia que tanto elas admiram quando estão em ação nas ruas da cidade.
Em verdade, o contato entre policiais e crianças trata-se de uma atividade positiva para a tropa também porque os próprios policiais podem interagir com as criança e, assim, gerar sensibilidade humana. Pois, o policial, apesar de viver a flor da pela em sua profissão, consegue ver na criança, que é o destinatário do serviço de segurança pública, alguém que é idêntico ao filho, ao sobrinho e assim por diante.
Ou seja, uma visita como esta é um trabalho voltado para a questão da desmitificação do policial. Onde o único contato que eles têm na comunidade é com o policial que prende então assim muda a imagem que eles por ventura possam erroneamente ter. E mostra que os PMs estão ali para protegê-los. Uma visita assim é revigorante e dá mais força ao trabalho realizado pela PM.
Com uma visita as crianças veem que a polícia é amiga das crianças e, por isso, muitas delas, a exemplo do pequeno Renan, já falam que têm vontade de ser policial quando crescer. Portanto, para crianças é uma realização que vale mais do que qualquer coisa. O major Campos é sempre elogiado pela população porque adota a filosofia, aos seus comandados, no sentido de desenvolver o conceito mais profundo de polícia comunitária, o senso comunitário.
 Renan ganhou presentes como bonés do Proerd e usuou rádio do major
Seria sempre bom se as escolas passassem a levar alunos para realizaram uma visita ao 13º BPM aonde poderiam ser realizadas palestras para as crianças conhecerem de perto as atividades desenvolvidas pela unidade. Explicando para elas a atuação dos policiais no dia-a-dia, sobre a estrutura, armamentos e tirar dúvidas que forem surgindo. Mesmo assim, ressaltamos a grande importância que tem em qualquer comunidade um porjeto como o Proerd, que a Polícia Militar desenvolve nas escolas.

Nenhum comentário: