segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Depois de retorno da CEF e Bradesco, Itaporanga já está na mira de outra grande instituição financeira, o Itaú.

 Construção do novo prédio da CEF já está em fase final
Registrando acelerado nível de crescimento o município de Itaporanga está reconquistando alguns setores econômicos muito importante, não só para o município mais para todo Vale do Piancó, que haviam deixado a região no final da década de 90 [fim do século passado]. É o caso do Banco Bradesco e da CEF – Caixa Econômica Federal, que já fizeram parte do convívio do itaporanguense. 
Em verdade, a 'Rainha do Vale', já convive com a presença de quatro grandes instituições financeiras: Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal [que retornou há pouco mais de um ano] e Bradesco [há poucos dias funcionando]. O BB e BNB desde que chegaram por aqui jamais saíram. A CEF, após deixar Itaporanga [na década de 90], funcionava com uma agência em Piancó mas por pouco tempo já que também deixou àquela cidade.
 Acima, prédio da agência do BNB; abaixo, prédio da agência do Bradesco
E para demonstrar bom índice de desenvolvimento, Itaporanga está na mira de outra grande instituição financeira privada: o Banco Itaú, que disputa com o Bradesco a dianteira dos maiores bancos privados do país. Segundo informações chegadas ao blog, executivos do Itaú já sondaram a possibilidade de instalar uma agência em Itaporanga, em 2012. O Bradesco já está instalado em um prédio na Avenida Getúlio Vargas, centro comercial e financeiro da cidade, e começa a dar mais uma opção de serviços bancários a nossa região. 
Com a instalação de uma agência do Bradesco, a figura do Banco Postal, que funcionava em parceria com os Correios desapareceu, já que o Banco do Brasil passou a ser seu novo parceiro. Mas nas pequenas cidades permanecerá os chamados Bradesco expresso, onde alguns comerciantes estão sendo correspondentes. A Caixa Econômica Federal, também já é uma realidade em Itaporanga há pouco mais de um ano após mais de uma década de batalhas travadas pelo seu retorno. 
A CEF funciona num posto de atendimento [na Av. Horácio Gomes], entretanto, já nos primeiros meses do próximo ano ela estará instalada numa sede moderna, ampla e confortável, que está com sua construção em fase final, localizada na Av. Dr. Manoel Medeiros Maia. E uma prova de que esta avenida deve ser um novo centro financeiro da cidade revela-se pela possibilidade do Banco do Brasil também se instalar ali nos próximos anos. Pois, executivos já teriam procurado o comerciante Assis Ferreira que está construindo o prédio que abrigará a CEF para também construir um outro para abrigar a agência do BB [vizinho à CEF].
Ou seja, Itaporanga está na rota dos maiores bancos do País devido sua execelente situação geográfica/ sócio/financeira na região, o que vem atraíndo indústrias. Tais negócios passaram a gerar empregos e renda, dando vida à economia. Sem falar que, além do setor privado, o setor público fortalece a movimentação financeira com forte fluxo de caixa, diante dos salários de servidores públicos.
Atual sede do BB que funciona num prédio da Prefeitura, em regime de comodado
Além das indústrias, o comércio e o setor de serviços, por meio da força de pequenas empresas, formam o mortor da economia itaporanguense que ajudam, junto com o poder público, a desenvolver o município. Um caminho adotado pelos bancos privados, como Bradesco e Itaú, diante da política de expansão. Esses bancos, então, tomaram conhecimento das grandes potencialidades de negócios que surgem e deverão continuar surgindo em Itaporanga.
Só para se ter uma idéia, no ano de 2010 foram feitas operações de crédito que chegaram a um montante de R$ 26.608.453 milhões, valores que devem aumentar consideravelmente este ano de 2011 e nos próximos anos. 

Nenhum comentário: