quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fé e história em homenagem a padroeira Nossa Senhora da Conceição, durante evento em Boa Ventura

 
Uma das mais tradicionais do município de Boa Ventura, as festividades em homenagem a padroeira Nossa Senhora da Conceição, que neste primeiro momento segue com seus novenários, teve na noite desta quarta-feira (7) a apresentação em praça pública do Pastoril e do grupo Gici [Grupo de Incentivo a Cultura de Itaporanga], ambos da cidade de Itaporanga, atendendo convite formulado pelo padre José Gomes [pároco local] e da equipe organizadora.
 
A festa em homenagem a Imaculada Conceição, em verdade, é uma das mais importantes do país e em Boa Ventura, com a presença do Pastoril, além de ser uma grande manifestação de fé é também um resgate da história. Pois, o Pastoril é um dos quatro principais espetáculos populares do nordeste brasileiro e responde por uma importante parte de sua tradição e história. 
Uma tradição centenária, motivo de orgulho para os nordestinos, em particular os paraibanos e boaventurenses, permanentemente citada pelos maiores estudiosos de folclore como de uma autenticidade ímpar para a cultura brasileira. Oriundo dos dramas litúrgicos representados nas Igrejas, é uma brincadeira sadia de mocinhas que traz como marca principal a herança recebida de avós, bisávos e todas as matriarcas de onde se origina o grupo.
Mais do que uma demonstração de fé religiosa, as festividades da Padroeira de Boa Ventura, N. S. da Conceição, são um resgate da história do município. Pois, quando se comemora a festa da padroeira não se trata só da elevação da fé, mas também de relembrar a nossa história. O grande público que acompanhou a santa missa, momentos antes, elogiou muito a apresentação do Pastoril numa demonstração de que a fé das pessoas se renova. 
 
O dia de Nossa Senhora da Conceição é mais uma oportunidade de renovação, de reflexão seja por parte dos que integram a Igreja ou por parte dos fiéis. A festa também é um forma de manifestação da cultura popular, dos hábitos do nosso povo. Em fim, foi uma linda festa e o povo de Boa Ventura está de parabéns por valorizar as tradições religiosas e os momentos da mais pura homenagem que podemos prestar à nossa mãe, Imaculada Conceição. 
Lembramos a todos que o momento social da festa [com barracas e leilões] acontece nos dias 29 e 30 vindouros. Parabéns ao padre José Gomes e a todos os honrados membros que formam a sua Igreja.Confira, abaixo, alguns momentos do evento:
 Acima, o padre José Gomes abraça as meninas e meninas do Pastoril

Nenhum comentário: