segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

RC começará 2012 com nova reforma administrativa

Janeiro marcará uma nova etapa no Governo Ricardo Coutinho (PSB). Não apenas porque passará a ser, na atual gestão, o mês-base para reajuste salarial para o funcionalismo. Será também um novo momento para uma reforma administrativa que já vem sendo gestada por Ricardo há vários meses. Além de nomes, não está descartada uma reestruturação da máquina pública na Paraíba.
Lacrada a sete chaves, a próxima reforma administrativa deverá ter um alvo preferencial: a administração indireta, composta por autarquias, fundações, empresas e sociedades de economia mista. Muitos dos atuais titulares de cargos de direção serão substituídos; um outro grupo será submetido a uma "dança das cadeiras" que atingirá boa parte de executivos que não estão rendendo tão bem em seus postos, na avaliação do Palácio da Redenção.
Após um ano de turbulencias e até de mini-reformas administrativas pontuais em 2010, Ricardo Coutinho acha que o período de 12 meses foi bastante para o que ele considera um necessário "test drive" para boa parte dos atuais ocupantes de cargos - inclusive titulares de secretarias, no primeiro escalão.
A reforma de janeiro, na verdade, antecipará uma outra que deverá ocorrer ao longo de 2012, por uma razão política básica: as eleições municipais. Mesmo assegurando que não envolverá a máquina pública em acordos políticos, Ricardo Coutinho não deve fugir a uma regra geral das gestões públicas em ano eleitoral, que estabelece o princípio de que partidos aliados ganham mais espaço na máquina. (com Marcos Alfredo)

Nenhum comentário: