quarta-feira, 10 de julho de 2013

Falta de higiêne no açougue público de Itaporanga põe em risco saúde da população, denunciam vereadores que verificaram in loco a situação.

Pedaços de carne deixados por gatos, no momento da entrada dos vereadores 
Espalhadas ou penduradas as carnes estão expostas a todo o risco de contaminação no açougue público da cidade de Itaporanga. Essa é a constatação à que chegaram os vereadores Jacklino Porcino (PMDB), Isabelle Mendes (PSDB) e João Guimarães (PSC), ao presenciar situação "de descaso" encontrada no local. Em verdade, a venda da carne que é consumida pela população está comprometida pela falta de higiene e os itaporanguenses podem ter graves problemas de saúde ao consumir os produtos manuseados naquele local, de condições insalubre.
Os três parlamentares-mirins estiveram na noite desta quarta-feira (10) no açougue público e verificaram in loco a situação em que se encontra a exposição da carne que ali é comercializada, alvo inclusive de denúncia da população. No momento em que os parlamentares chegaram ao local alguns felinos (gatos) estavam se fartando com as carnes penduradas, que merece da Secretaria Municipal de Saúde uma fiscalização mais rigorosa no local. Caso contrário, avalia-se o problema como resultado de um misto de inércia por parte dos comerciantes e da falta de atenção do poder público.
Além de felinos (gatos) até cães eram visto frequentando o recinto. "A situação é de descaso e requer uma atenção redobrada da prefeitura. Sem falar que o Ministério Público deve ser acionado para apurar essa situação que coloca em risco a saúde da população itaporanguense", afirmaram os vereadores. A falta de condições adequadas (falta de higiene) verificada durante a visita dos edis mostra uma grave questão de saúde pública. "Inclusive, a carne que continua sendo abatida em Pedra Branca é transportada pra cá sem as mínimas condições de higiene", afirma João Guimarães.
De acordo com a legislação vigente é obrigatório o uso de toucas higiênicas ou bonés tampando os cabelos dos profissionais, que ali trabalham, os ganchos em que ficam pendurados as carnes não podem ter ferrugem e o estabelecimento deve estar limpo. Mas a situação encontrada no açougue público de Itaporanga é de animais dentro do estabelecimento, banheiros (do mercado) imundos, completa falta de higiene, dentre outros. "Isso foi apenas uma amostra do que pudemos ver em um dos lugares onde as condições de higiene deveriam ser totais", disse Isabelle Mendes.
"Aqui era pra ter uma câmara fria, os açougueiros, cada um era pra ter seu balcão com câmara fria, sem que as carnes ficassem expostas como aí se encontram", pontuou João Guimarães. "Isso aqui é um absurdo, o poder público não oferece um espaço de qualidade para os comerciantes venderem seus produtos e que possam trabalhar de uma forma mais digna", disse Jacklino ao informar que fará um relato na volta dos trabalhos legislativos e cobrar providências a esse respeito, no sentido de se melhorar as condições de higiene do local.
Com Portal ASN

Nenhum comentário: