segunda-feira, 29 de julho de 2019

Seis prefeitas, de nove gestores na região do Brejo/PB, se destacam ao potencializar economia com o turismo de evento...

Foto: Ascom
Ainda nem terminou o Programa Rota Cultural Caminhos do Frio na região do Brejo paraibano, que envolve nove municípios, os prefeitos de mais nove cidades já estão se preparando para manter o movimento econômico com o turismo de evento na região com mais um programa: A Rota Cultural Raízes do Brejo. O programa começa no dia 20 de setembro e vai até 1 de dezembro passando pelos municípios de Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Pirpirituba, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos.
Desses nove municípios, seis são governados por jovens mulheres que aceitaram o desafio de administrar a cidade em que nasceram e viram desde pequenas as necessidades do povo e que poderiam com ajuda de aliados a potencializar a economia através da beleza natural da região do Brejo. São elas: Adailma Fernandes (Serra da Raiz), Mônica Cristina (Pilõezinhos), Maria Rodrigues (Alagoinha), Gilene Cândido (Borborema), Joyce Renally (Duas Estradas) e Renata Christinne (Belém).
As jovens gestoras vêm mostrando a força da mulher paraibana na política estadual dignificando seu lugar em um cenário predominantemente masculino. O Brejo é uma região de encantos e paisagens que inspiram, por isso tem atraído muitos visitantes interessados em viver novas emoções. A região tem como ponto forte o turismo de vivência e experiência que proporciona ao turista um mergulho na história e sabores das cidades do interior. As prefeitas estão fazendo o diferencial nestas localidades, evidenciando suas raízes, desenvolvendo a economia e construindo uma união exemplar no trato administrativo do Brejo.
Foto: Ascom
Mas tudo isso também só está sendo possível porque há um Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, presidido pelo turismólogo Sergerson Silvestre, que tem trabalhado em parceria com o Sebrae e prefeituras nesta proposta de melhoria da competitividade do Brejo enquanto destino turístico, ampliação do fluxo de visitantes, aumento da permanência no destino, e a criação de ambientes para geração de negócios voltados ao turismo, com estratégias desenvolvidas em quatro eixos de destaque: governança, sustentabilidade, tecnologia e experiência.
Nesse intuito uma extensa programação foi elaborada para o Rota Cultural Raízes do Brejo, que contempla visitação a engenhos, casarões, estações e linha férreas, museus, oficinas, feiras de gastronomia e artesanato, shows, além de passeios a cachoeiras e trilhas ecológicas. O roteiro começa a partir do dia 20 a 22 de setembro pela Cidade de Belém e foi trabalhado em cima do tema Terra de Fé Arte e Cultura. De 27 a 29, a rota segue para Alagoinha, que vai trabalhar o tema da Cultura popular e natureza na Serra do Boi. Em outubro (11 a 13), o município de Duas Estradas vai mostrar toda a sua história de devoção e seus engenhos. Em Lagoa de Dentro, a festa será realizada no período de 18 a 20 de outubro, quando a cidade vai mostrar também sua origem , fé e tradições aos visitantes.
No município de Serra da Raíz, a rota segue entre os dias 25 a 27 de outubro, neste final de semana, serão apresentadas aos turistas a serra da Copaoba, a colonização e cultura da região. Em novembro, de 08 a 10, o município de Borborema, terra de educadores vai mostrar seus 60 anos de história. O município de Dona Inês vai mostrar toda sua história de amor e resistência, cujos dias de festa serão de 15 a 17, seguido dos festejos da rota em Pirpirituba, que trabalhará o tema literatura, fé e inclusão social. A Rota Cultural raízes do Brejo se encerra no município de Pilõezinhos, no dia 01 de dezembro. Lá os moradores afirmam que a história da cidade é uma explosão de alegria. (com Ascom)

Nenhum comentário: