domingo, 12 de fevereiro de 2012

Itaporanga: PTN debate rumos para as eleições e formação de bloco para compor a majoritária; "Quem nos subestimou errou... Não estamos pra brincadeira!", diz o presidente.

O Partido Trabalhista Nacional de Itaporanga (PTN) reuniu seus pré-candidatos a vereador, na noite de ontem (11), para deliberar sobre conjecturas para as eleições municipais vindoura e convites para entrar na disputa majoritária, como protagonistas do processo eleitoral. 19 dos 25 pré-candidatos estiveram presentes [os demais telefonaram justificando ausência] e em conjunto manifestaram a defesa da unidade partidária nas decisões a serem tomadas. Uma delas é o lançamento entre o final do mês de março e início de abril de nomes para compor a chapa majoritária na disputa pela Prefeitura de Itaporanga.
Em verdade, o presidente da legenda, jornalista e multimídia Ricardo Pereira, revelou a todos sobre a  formação de um bloco: "Trabalhista Democrático", com a participação de 16 partidos, envolvendo 52 pré-candidatos ao cargo de Vereador, e a decisão de apresentar nomes para a formação da chapa majoritária. Neste cenário, serão formadas duas coligações para a disputa proporcional com a chance de eleger até quatro Vereadores. Todos os presentes se uniram a proposta do líder petenista e ao rumo a ser tomado pelo partido.
"Quem apostou contra nós só fez errar até agora e neste instante estamos num segundo estágio, em nossa estratégia política, já que a chapa proporcional PTN está fechada. Esse estágio diz respeito a participação na chapa majoritária, a qual venho afirmando que o PTN não aceita ficar de fora das decisões e, assim, vamos apresentar [no final de março] nossos nomes", declarou o presidente durante a reunião. Essa declaração obteve apoio de todos os presentes e Ricardo pontuou disparando: "Quem subestimar o potencial do PTN e partidos aliados vai ficar falando sozinho. Não estamos pra brincadeira!", pontuou.
Só para se ter uma ideia, nas eleições de 2008 com cerca de sete candidatos o partido obteve uma votação final acima dos mil votos na disputa proporcional, elegendo os dois da coligação que levou o médico Djaci Brasileiro à Prefeitura de Itaporanga. Para estas eleições o partido foi reforçado em um triplo no número de candidatos, que foram votados em 2008 por outras legendas, quando oito destes obtiveram juntos 1.300 votos. Ou seja, somente estes junto com os sete petenistas obtiveram 2.500 votos em 2008. E olhe que trata-se de apenas dois terços do total geral de candidatos que o PTN colocará em campo neste ano. A perspectiva é chegar aos 3.000 votos em outubro vindouro.
"Não iremos baixar a guarda em momento algum porque somos um grupo forte e que tem atributos para entrar em campo. Nosso presidente tem total aval para lutar pela melhor composição política para agente. Itaporanga merece uma renovação para salvar a imagem da política local", afirmou o advogado Neto Ferreira. "O PTN deve ser respeitado pelo seu potencial e tamanho. Nosso presidente é vencedor por juntar tanta gente boa e que representa uma votação expressiva para qualquer candidatura", discorreu Virgulino Leite. Já o comerciante Chico do Mogi afirmou estar contente por participar de um grupo unido num único objetivo: "Vamos eleger uma boa bancada para a Câmara de Vereadores e mostrar que chegou a vez do povo itaporanguense ser bem representado. O presidente tem nosso aval para formar a melhor composição", disse.
A reunião não ficou apenas nas muitas falas de apoio a proposta apresentada pelo presidente, mas, sim, ganhou contornou ainda maiores quando foi mostrado aos presentes que o grupo não vai indicar nomes para a composição da chapa majoritária, apenas por indicar, mas com as ferramentas necessárias para isso. "Os nomes a serem apresentados pelo bloco irão munidos de munição, necessária para isso", conclamou. "Temos uma boa relação com todos os dirigentes dos partidos contactados para formar esse bloco e existe um pensamento comum na abertura de diálogo nesse perspectiva. Não necessariamente se prendendo à questão de pré-candidatura majoritária, mas fazendo um realinhamento de idéias, um amadurecimento político para a construção de um discurso unificado, apontando para a construção de um grande arco de alianças, fazendo a escolha da composição da majoritária democrática e participativamente".
Sobre os nomes a serem apresentados, o presidente petenista frisou que tratam-se de lideranças consolidadas na política local. De acordo com ele, os critérios para tanto foram delineados e até abril será avaliado todo o contexto para a efetivação da proposta com a realização de debates internos que reforcem esse prognóstico. Até lá é aguardar que o grupo defina a plataforma para a apresentação dessa conjectura, que promete mexer com o xadrez político.
O partido dispõe de 25 pré-candidatos a Vereador para as eleições municipais deste ano

Nenhum comentário: