domingo, 26 de maio de 2013

Cássio insinuou que boato sobre fim do Bolsa Família pode sido criado pelo governo e Caixa confirma liberação dos benefícios na véspera...

O senador Cássio Cunha Lima insinuou da tribuna do Senado, semana que passou, que o governo do PT pode ter criado o boato sobre o fim do Bolsa Família. Ele pediu informações à Caixa Econômica Federal sobre depósitos do governo federal no final de semana passado: "Se verificarmos um depósito atípico...". O discurso do tucano foi parar no Youtube e vem ganhando vários acesso a cada minuto. 
Pois bem, vejam só essa. Um dia antes da propagação dos boatos que empurraram a clientela do Bolsa Família para suas agências em pleno final de semana, a CEF havia liberado, de uma tacada, todos os benefícios das 12,8 milhões de famílias inscritas no programa. Coisa de R$ 2 bilhões. Repetindo: numa sexta-feira, a Caixa antecipou o calendário das liberações do mês de maio. E despejou dinheiro no sistema. 
Fez isso sem avisar a ninguém. Na manhã seguinte, sábado, sobrevieram os boatos. O Bolsa Família vai acabar... Dilma mandou pagar um benefício extra pelo dia das mães... No domingo, adensou-se o sururu nas agências da Caixa em 13 Estados, incluindo a Paraíba. Na segunda-feira, uma ministra petista apontou o dedo para a oposição. A presidente da República chamou o boateiro de "desumano" e "criminoso". E a Caixa jactou-se de ter antecipado R$ 152,3 milhões a 900 mil pessoas. Modesta, a casa bancária estatal absteve-se de dizer que liberara o numerário na véspera da boataria. 
A Caixa só admitiu que havia executado os passos do seu balé premonitório depois que os repórteres Aguirre Talento e Daniel Carvalho localizaram uma cliente do Bolsa Família que sacara sua mensalidade 12 dias antes da data regulamentar. Chama-se Diana dos Santos. Mora na cidade cearense de Caucaia. "Recebo Bolsa Família há anos e nunca pagaram antecipado", estranhou Diana. "Aí achei estranho, mas fiquei feliz e peguei o dinheiro. Acho que outras pessoas também conseguiram receber antecipado, foram avisando aos conhecidos e virou essa confusão", disse.
A Polícia Federal acaba de ganhar uma linha de investigação nova. Torça-se para que a PF seja menos eficiente do que a Caixa. Do contrário, corre o risco de sair absorvendo antes mesmo de investigar. Acaba virando uma (ministra) Maria do Rosário às avessas. Por ora, há na praça apenas uma certeza: de tédio a plateia não morre! 
A PF detectou indícios de que os boatos sobre o fim do Bolsa família foram difundidos por uma empresa de telemarketing sediada no Rio de Janeiro. A PF agora tenta descobrir quem contratou os maus préstimos da firma de telemarketing. Os investigadores agendaram para a esta semana a inquirição das primeiras 200 pessoas que acorreram às agências da Caixa após a disseminação do boato em pelo 13 Estados. deseja-se saber como o boato chegou a essas pessoas.
O senador Cássio parece que acertou bem na ferida. Veja, acima, vídeo com o discurso dele. (com Josias de Souza)

Nenhum comentário: